A pedra, a concha e o sopro

Por Juliano Ramos de Oliveira

Código do livro: 120884

Literatura Nacional, Realismo Fantástico

Esta página foi vista 5128 vezes desde 08/01/2012

Segue a linha da fantasia, assim como em NOS CONFINS DO CÍRCULO (lançado em Dez/2011), mantendo até mesmo dois personagens intratextuais (o mago Helianto e seu aprendiz Clavel). Porém, nesta nova fantasia são traçadas as trajetórias de dois personagens principais em capítulos revezados e contados em dois focos narrativos: em 1ª pessoa - uma garrafa mágica nos conta suas peripécias, em tom irônico, cômico e, muitas vezes, filosófico; já na 3ª pessoa, em tom mais dramático, o fio condutor é o milagreiro Ismeno que é capaz de curar qualquer enfermidade no mundo, porém as suas próprias cicatrizes, desde a infância, ardem incansavelmente nas noites até o nascer do sol.

A narrativa inicia-se pelo meio, Ismeno já é um aprendiz do mago Helianto e recebe a “garrafa dos desejos infindos” e o “feitiço da pedra, a concha e o sopro” que irá transformar toda a sua vida. A partir disso as narrativas são distintas: a garrafa desde sua gênese no mundo dos deuses e sua vida entediante de garrafa divina, inanimada e imortal; e Ismeno desde o ventre de sua mãe, Mirtília, que é brutalmente violentada em uma sangrenta guerra e cujas feridas são curadas misteriosamente. Porém as sequelas da guerra são herdadas pelo filho e Ismeno nasce defeituoso: sem pés nem orelhas, sem parte de uma das mãos e com cicatrizes pelo tronco, mas com um poder de cura que nunca funcionará em si mesmo. Marcas que o distingue e que o faz milagreiro conhecido por todos, mas o que todos não sabiam é que provocar a fúria de Ismeno poderia ser fatal.

Edição 1 (2012)

Juliano Ramos de Oliveira

Juliano de Oliveira Ramos (assinando os textos como Juliano Ramos de Oliveira) nasceu em 1977 e vive na cidade de Avaré – SP – Brasil. Formado em Letras (Português/Inglês/Espanhol), atua como professor efetivo na rede pública do estado de São Paulo. Além de educador trabalhou como dramaturgo, ator e diretor teatral por mais de 15 anos, tendo atuado e dirigido diversos espetáculos.

Escreve desde muito cedo, tendo como especialidade a dramaturgia e os textos narrativos. Ganhou inúmeros prêmios e primeiras colocações em festivais literários municipais e regionais.

Portanto, além dos livros publicados pelo CLUBE DE AUTORES e AGBOOK, tem seus textos publicados em antologias e jornais literários de sua cidade natal e região.