COMPÊNDIO

RESPONSABILIDADE SOCIAL MUNDIAL (UM MOVIMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE)

Por TIAGO COSTA

Administração, Desenvolvimento Humano

Esta página foi vista 4998 vezes desde 27/04/2012

Nunca se falou tanto em crise ambiental como nos dia de hoje e não é por menos, pois o nosso planeta esta enfrentando uma crise, mas essa crise não é financeira e sim ambiental, e afeta a tudo e a todos.

O desenvolvimento sustentável se tornou uma obrigação para se manter o equilíbrio entre as três principais cadeias de valores, econômica, social e ambiental.

Dos anos 90 até os dias de hoje, um grande número de certificações, ferramentas, movimentos e campanhas socioambientais vem surgindo para consolidar o desenvolvimento sustentável.

Desde os primeiros conceitos de responsabilidade houve uma grande evolução, isso mostra o interesse das empresas para com a sociedade, o meio ambiente e a sustentabilidade. Porém estamos longe de alcançar um nível satisfatório e adequado. Necessitamos desenvolver métodos realmente adequados que sejam eficientes e eficazes, não só no papel, mas sim na prática. É um grande desperdício de tempo e dinheiro empresas e organizações que desenvolvem a sustentabilidade só no papel, para terem “Status” e assim conseguirem vender mais produtos e serviços.

Por outro lado reconhecemos que os conceitos e práticas de responsabilidade social são recentes e se encontram em processo de construção. Do ponto de vista das organizações existem, ao mesmo tempo, diferentes realidades, necessidades e desafios, mas uma preocupação: incluir as práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) à sua cultura e seus sistemas de gestão. Esse é o novo desafio das organizações no novo século.

Para que as empresas, organizações e pessoas possam desenvolver suas políticas de sustentabilidade adequadamente, abordaremos os principais conceitos de sustentabilidade empresarial, as certificações existentes, os indicadores, as diretrizes, princípios, metas e os instrumentos de gestão existentes em todo o mundo.

Lembrando que os as certificações, indicadores, diretrizes, princípios, metas e os instrumentos de gestão são se limitam aos aqui apresentados. O mundo para o desenvolvimento sustentável é muito mais abrangente. Porém as ferramentas aqui apresentadas usadas corretamente podem contribuir para um mundo muito melhor.

Para melhor entendimento o livro foi dividido em 10 partes:

I – Introdução

II - Movimentos e redes de responsabilidade social

III - Princípios e diretrizes internacionais

IV - Princípios e diretrizes de governança corporativa

V - Princípios e diretrizes setoriais

VI - Instrumentos de Gestão das Américas

VII - Instrumentos de Gestão da Europa

VIII - Índices de iniciativas

IX - Normas e certificações

X - Iniciativas de selos ecológicos no mundo

ISBN 9781105720550
Edição 1 (2010)
Acabamento Capa dura

TIAGO COSTA

- Pós-graduado em Engenharia de Produção, atuando há mais de 18 anos em atividades ligadas a gestão por diretrizes "GPD" organizacional;

- Auditor Líder em sistemas de gestões: ISO 9001, ISO TS 16949, IATF 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 45001 e certificação de produtos plásticos, metálicos e automotivos;

- Auditor interno em sistemas de gestões: SA 8000, ISO IEC 17025, ISO 19600, ISO 37001, ISO 39001, ISO 55001, QSB (GM, FIAT, PSA, CNH, IVECO), BIQS, NP 4457;

- Grande conhecimento em sistemas de gestões: ISO (10004, 10012, 18091, 21001, 26000, 30301, 30401, 31000, 41001, 44001, 56002), ISO IEC 17065, PAS 99, UNE (66175, 66178);

- 1456 horas de auditorias em sistemas de gestões;

- 1124 horas como instrutor de treinamentos organizacionais;

- Realização de treinamentos e consultoria para mais de 30 empresas;

- Escritor de 11 livros que norteiam a área da qualidade;

- Realização de 228 cursos na área de qualidade totalizando 2941 horas de treinamento para desenvolvimento profissional;

- Amplo conhecimento de todas as vertentes de direção de uma planta: administração, logística, PCP, engenharia (VA / VE / ER), recebimento, expedição, manutenção, laboratório, metrologia, assistência técnica, ferramentaria, RH, vendas, faturamento e processos industriais;

- Grande domínio das ferramentas: Balanceamento de linha, Lean Manufacturing, Six Sigma, TOC, SMED, TPM, WCM visando a eliminação de desperdícios e redução de custos industriais que geraram reduções de até R$ 4.500.000,00 ano;

- Conhecedor e desenvolvedor das ferramentas de qualidade em equipes / grupos de trabalho: 10'S, MASP, KAIZEN, Work-out, CCQ, TRIZ, QFD, entre outras.

- Desenvolvimento de cotações, negociações e fechamento de custos / novos negócios com incremento no faturamento anual médio de 50%;

- Experiência no desenvolvimento de produtos com as ferramentas: APQP, PPAP, FMEA, MSA, CEP, VDA, ISO 10006, ISO 21500, PMBOK, GD&T, RPS para clientes tais como: Iveco, CNH, Fiat, Jeep, Holden “Austrália”, GM “Brasil, Tailândia, África do Sul, Argentina”, Hummer “USA”, Toyota, Mann+Hummel, PSA, Honda motos e automóveis, Ford, Volkswagen, Man e Scania, entre outros.

OBRAS PUBLICADAS

- Compêndio de frases motivacionais e de qualidade, 1º Edição de 2010

- Compêndio dos gurus da qualidade e administração, 1º Edição de 2010

- Compêndio de organizações e entidades mundiais de normalização, 1º Edição de 2010