Drogas: Uso, Abuso e Dependência

Por David Gonçalves Nordon

Didáticos, Medicina

Esta página foi vista 5354 vezes desde 23/08/2012

A discussão a respeito de drogas é uma parte essencial da formação de qualquer aluno. Neste livro, são levantados temas relevantes a respeito da dependência química, com uma abordagem didática direcionada para alunos do ensino fundamental. Foi desenvolvida para utilização nas aulas que ministrei na Fundação Casa, em 2009. É composta pelos capítulos: O que são drogas?, Legislação Brasileira, Por que as pessoas usam drogas?, Cigarro, Álcool, Maconha, Cocaína, Heroína, Metanfetaminas, Ácido Lisérgico (LSD), Chás alucinógenos, Solventes e Inalantes, Calmantes (ansiolíticos) e hipnóticos. Há ainda dois capítulos finais; o penúltimo traz uma série de exercícios para o próprio aluno testar seus conhecimentos, e o último traz a bibliografia utilizada para a elaboração e também recomendada para leitura adicional, caso haja interesse.

Os temas foram elencados de acordo com a necessidade e interesse dos usuários. Cada capítulo principal fala a respeito de um tema ou droga; no caso destas, há inicialmente uma pequena ficha técnica, trazendo os dados mais importantes a respeito da substância: nome, tipo, origem, efeitos agudos, efeitos a longo prazo, overdose e grau de dependência. Em seguida, estas informações são elaboradas através do texto, trazendo informações especificamente direcionadas para as consequências danosas do seu uso.

Edição 1 (2012)

David Gonçalves Nordon

David Gonçalves Nordon é Ortopedista Pediátrico formado pelo HCFMUSP.

No entanto, divide sua profissão com a sua hobissão: a escrita. Começou escrevendo contos para concursos de redação da escola aos 8 anos e desde então não parou mais. Já são 16 livros publicados e mais de 300 contos, crônicas e limeriques escritos. De romances de fantasia, são 5; romances infantojuvenis, 4; policiais, 2; romance biográfico, 1; faroeste, 1; e alguns outros em andamento.

Se quiser saber mais sobre ele, procure no instagram @drnordon, que ele está sempre por lá.

Comunidade Clube de Autores: www.drdavidnordon.com