Teologia da Expressão

Em busca de uma nova linguagem para a expressão da fé cristã na pós-modernidade

Por C. F. Henriques

Hermenêutica, Teologia

Esta página foi vista 5134 vezes desde 30/11/2012

Como comunicar a fé cristã numa sociedade que não demonstra confiança em valores absolutos? Como expressar significativamente a espiritualidade quando o “crer” no que transcende não é fundamental? O que é indicado como prática pastoral quando não se acredita no próprio homem, e, o discurso religioso não fala mais ao “coração” e por isso, não produz mais adesão completa? Na atual conjuntura deve-se buscar novas formas de afirmar a fé, refinando-a para torná-la disponível e sem impedimento algum ao ratio veritatis. A teologia deve encontrar os ruídos que impedem o homem de ouvir a mensagem cristã, vencer os obstáculos criados à aceitação desta proclamação e estabelecer diferenças quanto à natureza da fé e do conhecimento científico. Tendo em vista a indicação para se promover corretamente uma prática pastoral evangelizadora, faz-se necessário o equilíbrio entre os discursos da ciência – para muitos a atual norteadora de valores e “senhora” da verdade social e ulterior – e o discurso teológico-antropológico da comunidade de fé.

Levando em consideração a distinção necessária entre fé e a expressão desta fé – propondo uma nova abertura dialogal e um sadio enfrentamento face ao mundo contemporâneo com vistas à prática pastoral e plena evangelização. Tal linguagem tem como objetivo impedir a avalanche ateística que provoca acelerada degenerescência do significado da mensagem cristã na atualidade.

Edição 1 (2012)

C. F. Henriques

Teólogo e Pesquisador formado pelo IBCE e PUC-RIO (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Mestre em Antigo Testamento pela FAETESP, Pós-Graduado em Teologia e Ministério pelo STBB, Pastor Presidente da Terceira Igreja Batista em São Mateus - São João de Meriti - RJ, Diretor, Coordenador Acadêmico e Professor (Novo Testamento, Grego bíblico e Exegese) desde 2006, atuando nos cursos bacharelado em Teologia e Pós-Graduação no Seminário Teológico Batista da Pavuna - RJ. É também Diretor Executivo da ABIBET (Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico - Organização Auxiliar da Convenção Batista Brasileira).Entre 2001 e 2005 exerceu o cargo de Diretor de Evangelismo e Missões atuando em Santa Catarina e no Rio de Janeiro.

É casado desde 1992, com Lílian Kelly com quem teve dois filhos: Camila e Leonardo.

Links: pibpavuna.com.br; stbp.site.com.br; abibet.org.br. Contato: prcharleshenriques@hotmail.com