SOCIEDADE, ESPAÇO E POLITICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Por Christian Nunes da Silva (et al.)

Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia

Esta página foi vista 12846 vezes desde 17/05/2013

A presente obra é uma reunião de artigos que analisam diversas experiências e atividades que se destacam e se referem à execução de políticas territoriais (públicas e privadas), que têm como palco principal a Amazônia paraense. Os autores, em sua maioria, fazem parte de grupos de pesquisa, ensino e extensão que se debruçam a entender a realidade amazônica em diferentes abordagens. Desse modo, o uso do território, com seus recursos e indivíduos, é o principal foco de investigação e debate constante nos textos aqui presentes, onde as ideias que compõem os textos enfatizam, principalmente, quatro temáticas, que são: 1) Política territorial, representação espacial e seus reflexos; 2) Ordenamento territorial urbano; 3) Ordenamento territorial e educação no campo e; 4) Territórios da mineração. De alguma forma, os textos procuram contribuir na discussão territorial que se desenvolve no contexto amazônico e que, porventura, no futuro, possam ajudar a tornar essa complexidade mais inteligível a outros pesquisadores que, com certeza, buscarão entender os mesmos fenômenos, sobre outra ótica.

ISBN 978-85-63117-04-5
Edição 1 (2013)

Christian Nunes da Silva (et al.)

A editora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA-UFPA), vinculada à Universidade Federal do Pará, tem como objetivo difundir a produção geográfica de alunos da graduação, da pós-graduação (alunos do curso de Mestrado em Geografia da UFPA e outras áreas afins), e dos docentes da instituição e de parceiros; assim como, possibilitar o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia, produzindo reflexões que possam contribuir com o avanço do conhecimento dentro das ciências humanas, especialmente da Geografia, e outras áreas do conhecimento.