UM GUERREIRO E UMA SENTENÇA

ELA EM MINHA VIDA: O DIFÍCIL CAMINHO DO CALVÁRIO

Por Anailton de Souza Gama

Código do livro: 147372

Categorias

Biografia, Não Ficção

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 3182 vezes desde 01/07/2013
Versão
ebook
R$ 38,31
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 38,31
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. É uma doença relativamente rara, sendo registrados um ou dois casos em cada cem mil pessoas por ano, no mundo e o principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros sintomas: cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.

José Newton de Souza Paz descobriu que estava com a ELA em outubro de 2009. Nesse tempo, não tinha ideia do que era a doença, mas o diagnóstico não era nada animador. Uma série de exames, de recomendações, médicos de várias especialidades começaram a fazer parte da vida de Zé Newton que, dali para a frente, teve a sua vida revirada. E Zé Newton começou uma carreira contra o tempo, contra a morte, contra a doença.

A vida de Zé Newton mudou drasticamente. Começou a encarar a realidade sem desespero, sempre pesquisando e procurando andar na frente da doença, procurando adaptações para não ficar sem comunicação, tendo em vista que a doença lhe tirara tudo, inclusive a voz e a capacidade de movimentos mínimos.

Zé Newton encontra, em meio a tanta dor, sofrimento, renuncias algo que o eleva e o faz sobressair aos que o cercam. Em meio ou sofrimento, Zé Newton encontra a fé e a fé o leva a vislumbrar algo melhor e mais bonito: a cruz de Cristo. Zé Newton continua entre nós desafiando o tempo e as dores, desafiando a ciência e os homens. É claro que limitado; a doença o mirrou, tirou-lhe a beleza física, impossibilitou-lhe de várias outras coisas. Mas Zé Newton é prova maior da fé... é a prova maior da superação. Um homem como Zé Newton deveria viver mil anos...

Características

Número de páginas 142
Edição 1 (2013)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

Anailton de Souza Gama

Anailton de Souza Gama é natural de Douradina-MS, nascido aos 5 de Setembro de 1968, filho de Domício Gama dos Santos (In Memorian) e de Eletisse Gomes de Souza, popularmente conhecida como Lelé.

De família tradicional, Anailton Gama desde cedo se dedica aos estudos em geral e à leitura. Estudou toda a educação básica na Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Douradina tendo fundado nesta escola o Grêmio Estudantil, presidindo esta entidade por vários anos. Fundou em 1990 o Grupo Nascerarte de Douradina, um entidade voltada para a promoção da cultura, esporte e lazer tendo lançado em 1991 o livro “Poetas da I Semana de Arte e Cultura de Douradina”, em sistema de cooperativa entre autores. Em 1991 lançou seu primeiro livro de poesias “Fragmentos de Sonhos” além de escrever para vários jornais regionais e nacionais e ter recebido vários prêmios em certames de nível nacional.

É formado em Letras com Habilitação Português e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Especialista em Literatura Comparada, também pela UFMS. Possui Mestrado em Letras, Linha de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Área de Concentração em Análise do Discurso também pela UFMS, Câmpus de Três Lagoas-MS.

É professor de Língua Portuguesa, Linguística e Latim na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 2002. Sua área de pesquisa se desenvolve em torno das linhas de pesquisa: Análise do Discurso e Semiótica, ambas de tradição francesa além de trabalhar com a Construção das Identidades através das mídias e a questão da identidade e representação sul-mato-grossense.

Possui inúmeros trabalhos publicados em Revistas acadêmicas e anais de eventos científicos. Teve trabalho premiado pela ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância, ligado à Coordenadoria dos Direitos Humanos, da Presidência da República. Possui 102 (cento e duas) orientações de monografias em cursos de graduação e especialização além de ter participado de mais de 150 bancas de defesa de monografias em cursos de graduação e especialização.

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários