Histórias do Picuinha

Memórias de um morador de rua

Por Nicola Tornatore

Entretenimento, Humor, Não Ficção

Esta página foi vista 4002 vezes desde 29/09/2014

“Olá, seu sou o Picuinha. Esse livro reúne histórias que eu vivi ou presenciei nas últimas cinco décadas como morador de rua. Meu quintal é uma praça; minha casa, o bar; e faço parte da família mais numerosa que alguém poderia ter. Você, leitor, também é meu irmão. Aliás, tenho irmãos de todos os cantos, em todas as praças, e é a eles que dedico essa obra”.

Esse é o prefácio que o Picuinha deixou escrito, na esperança de ver em vida seu grande sonho tornar-se realidade. Mas não deu tempo, a morte chegou de surpresa, quando o nosso herói torto pulou uma janela para fugir de um marido sem se lembrar que estava no quarto andar...

Ou tudo era só mais uma armação do malandro do Velho Pica?

Edição 1 (2014)
Formato Pocket (105x148)
Acabamento Brochura s/ orelha

Nicola Tornatore

O jornalista Nicola Tornatore trabalhou por duas décadas na Redação do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto (SP), um dos poucos jornais brasileiros com circulação ininterrupta há mais de um século. O A Cidade começou a circular em 1905 e cobriu boa parte do período áureo do café, quando a noite de Ribeirão Preto rendeu para a cidade o apelido de a “Pequena Paris”. Responsável pela biblioteca que guarda a coleção encadernada do A Cidade desde 1905, o jornalista teve a oportunidade de conhecer como o noticiário da época tratava os episódios de grande repercussão, como escândalos e assassinatos. E nesse livro traz um pouco das histórias saborosas da “Petit Paris”. Já no livro "A Origem das Cidades", a segunda obra publicada pelo Clube de Autores, o jornalista conta como surgiram 26 cidades da região - o porquê de seus nomes e casos curiosos dos primórdios.O livro Pioneiros que fizeram História traz a história de 40 pioneiros de Ribeirão Preto- vindos de todas as partes do Brasil e da Europa. Por fim, no livro Histórias do Picuinha, o autor colaborou na publicação de uma coletânea de textos escritos por um morador de rua conhecido como Velho Pica.