Reflexos de Universos

Por Colaboradores de Reflexos de Universos

Artes, Crítica Literária, Poesia

Esta página foi vista 1403 vezes desde 27/07/2016

A Programação dos festejos dos 30 anos da Fundação Cultural e dos 29 anos da Casa da Cultura Galeno d’Avelírio bem representam estes anos dedicados à arte e a cultura cruzal-menses, como se pode apreciar no cartaz acima. Por isso esta edição evoca os anos oitenta, mais precisamente 1986, quando a antiga cadeia municipal de Cruz das Almas se mudou para a Praça da Liberdade, próxima da saída da cidade. O prédio, construído em 1922, ficou vazio. Nas celas, as paredes riscadas pelos presos mais pareciam cavernas escuras com pinturas rupestres feitas pelas almas em conflito que ali permaneceram escondidas entre grades. No chão a poeira do abandono e aqui e ali traços reminiscentes do passado recente. Uma folha de um B.O, esquecida, fotos 3x4 de alguns presos, uma camisa suja, caixas de papelão com cartas e selos e um silêncio atual. As enormes portas e janelas e as pesadas grades, estavam silenciosas e à espera... O que seria feito com elas? Foi então que um grupo de escritores, desta revista, formado por Gláucia Guerra, Graça Sena, Hermes Peixoto, Lita Passos, Luciano Passos, Luís Carlos Mendes e Nelson Magalhães Filho, solicitou o espaço para, além de abrigar Reflexos de Universos, também servisse para abrigar diversas manifestações artísticas e culturais do município. E assim tudo começou...

Edição 1 (2016)
Coloração Colorido