Psicologia Positiva

Uma mudança de perspectiva

Por Evandro Borges

Ciências Humanas E Sociais, Psicologia, Saúde E Fitness, Psicologia Aplicada, Saúde Mental, Vida Saudável

Esta página foi vista 1683 vezes desde 29/01/2018

Parte do projeto Série Positiva Psicologia, esta obra aborda os desafios da psicologia para o Século XXI, possibilitando ao leitor uma noção introdutória do que é a psicologia positiva e quais seus objetivos.

Os cursos de psicologia nos dão um apanhado geral das várias correntes teóricas e práticas, mas é difícil concluí-los sabendo exatamente que vertente seguir. Portanto, acredito que o caminho para uma formação sólida deve ser composto, não somente pelo que se aprende tradicionalmente na academia, mas pela busca independente de conhecimento paralelamente a isso. A grande maioria das grades curriculares que hoje integram os cursos superiores de psicologia estão atreladas a teorias do início do Século XX, enquanto que a psicologia aplicada na prática se faz necessária para pessoas do Século XXI. E isso é um desafio para qualquer psicólogo. Como podemos, então, utilizarmos de ferramentas tão antigas em tempos modernos e globalizados onde a informação corre na velocidade da luz?

Enquanto eu fazia estudos de casos de 1910, em algum lugar do mundo um novo autor escrevia artigos e livros, novas demandas surgiam e novas pesquisas chegavam a novas conclusões acerca de determinados fatores dentro da psicologia. De fato, com o advento da tecnologia, da internet e da informação, a comunidade acadêmica e científica produziu muito mais conteúdo nos últimos 20 anos do que há 100 anos atrás. Bastam alguns cliques e você estará acessando um artigo publicado na Austrália, Nova Zelândia ou em qualquer outra parte do mundo. A Psicologia Positiva não veio para dividir as já fragmentadas correntes teóricas dentro da psicologia, mas para agregar conhecimento e propor abordagens que se adaptem às demandas atuais e futuras. É mais que uma nova vertente, é uma mudança de perspectiva dentro da própria psicologia.

Edição 1 (2017)

Evandro Borges

Evandro Borges é psicólogo, neuropesquisador pela Associação Americana de Psicologia (APA), onde integra três divisões de pesquisas.

Apaixonado pela vida, por seus animais de estimação e um bom café com livros.

Praticante de Mindfulness há oito anos, tem dedicado sua vida a um propósito maior, que é contribuir para a promoção do bem-estar social e emocional das pessoas.

Acredita que o presente é uma oportunidade para plantar boas sementes. E que as crianças de hoje serão a base para um futuro próspero, mais humano e cheio de vida.

Registrado no Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região com o CRP 20/07141. É fundador - CEPPA.