1918: Cartas de Amor na Guerra

Por Antonio Sonsin

Filosofia, Geografia E Historia, Não Ficção, Europa, História E Mapas, Itália

Esta página foi vista 3497 vezes desde 18/05/2018

Comemorando o centenário de encerramento da 1° Grande Guerra mundial (1918-2018), encerrada em 11 de novembro de 1918, o autor apresenta seu novo livro: 1918-Cartas de Amor e Guerra, sobre o primeiro grande conflito mundial.

Sinopse:

Grandes massas foram arrancadas de uma tradição secular do campo e levadas a inserir-se no sistema industrial em um ambiente de transformações tecnológicas rápidas. Isto tudo no meio de mudanças também nos conceitos do viver e do morrer, com a redução da mortalidade infantil, o aumento da população e dos componentes dos núcleos familiares. É neste caldeirão fervendo que chega a tempestade da Grande Guerra.

O livro trata dos conflitos de pessoas normais durante um período de guerra, no caso, o casal Antônio e Cassilde, da cidade de Senigallia, Itália. É uma historia de guerra sem heróis. Sem vencedores. Em qualquer guerra, quem perde é sempre o povo.

Nessa história, baseada em cartas trocadas pelo casal, não existem heróis e bandidos. Existe o medo, a angustia, a solidão, de ambos lados. Existe ainda a deserção, a corrupção e a negação à luta inglória.

Todos esses conflitos são emoldurados pela enfermeira Ana e pelo filosofo Rodolfo Mondolfo e mostra de um lado, a guerra como instrumento político, onde a população carente de todos os lados do conflito é quem realmente se vê prejudicada.

É surpreendente, por ser uma nova visão da guerra, até certo ponto, uma visão poética do autor, sob o raciocínio dos personagens.

O prefácio é de Teresa Isemburg, diretora da Universidade de Milão, Itália.

ISBN 9781982931018
Edição 1 (2018)

Antonio Sonsin

Natural de Bragança Paulista - Fotógrafo e jornalista.

Formação em psicologia e direito.

Atuação política, esquerda, na luta por sociedade justa.

Entre seus livros destacam-se Hollywood, um romance biográfico baseado na vida de Olympio Guilherme, grande personagem até então desconhecido. 1918, cartas de um casal de Senigállia, Itália, durante a 1° Guerra Mundial. Akakor, ficção cientifica baseada em histórias do início do século XX, com o envolvimento de Percy Fawcett, o personagem que inspirou Indiana Jones. Rainhas da Noite, o submundo do crime organizado e prostituição. 36 Horas, a vida pessoal de um cidadão comum, partindo de uma frase de Mussolini. O Pastor, os bastidores da fé. A Culpa É do Sexo, histórias engraçadas, colocadas na linguagem de grandes escritores, como conversas imaginárias. Cuba, o último reduto da liberdade, contra o imperialismo. Terra do Amanhã, uma revolução no campo. Conversa de Botequim, contos a respeito de situações cotidianas, que se tornam papo de boteco. Minhas Vidas Virtuais, histórias retiradas de chats, dos primórdios da internet. Depois dos 4, contos de uma criança do interior, entre quatro e onze anos. Todos com um fundo humorístico. Terra e Sangue conta a história de famílias expulsas da terra no início da construção da Rodovia Transamazônica e Hominem são as canções de minha vida.

-Faltou o Café, sua cultura e o que ele representou ao país, do pondo de vista dos plantadores da minha região.

São ao todo 30 livros publicados até aqui, e grande parte pode ser encontrada nos mercados virtuais, entre eles, www.clubedeautores.com.br.