Amores Que Não Tive

Poesia

Esta página foi vista 2893 vezes desde 05/01/2011

A POESIA E SUAS MANIFESTAÇÕES

Em se tratando de poesia não há uma definição objetiva quanto as suas manifestações, mas podemos definir como a expressão de sentimentos, emoções e sentidos do poeta em relação àquilo que o rodeia ou pelo assunto que o poeta toma como tema, revelada numa forma escrita, cuja sonoridade e estrutura, muitas vezes se assemelham a um cântico, a um apelo, etc. Analisando-a no plano fônico, a poesia não é uma linguagem comum que serve somente para significar. Consegue criar um conjunto de sons agradáveis e melodiosos através da rima, do ritmo e de várias figuras de estilo como a repetição que é frequentemente utilizada. A poesia consegue tornar visível algo abstrato como os sentimentos, em realidades quase palpáveis. Uma das formas mais representativas da poesia é o lirismo que não é mais do que a expressão do "eu". Aí, o poeta fala do que sente; revela-nos o seu estado de espírito, de um modo que é estranho ao homem em geral, que muitas vezes é tomado pelos mesmos sentimentos e sensações, mas que não é capaz de revelá-los da mesma forma. Aliás, como os sentimentos, a poesia não é regida por um modelo generalizado: cada poeta tem a sua forma, o seu estilo, o seu método de escrever. O poeta poderá também apresentar como tema aquilo que o rodeia. Interioriza o que lhe é externo e trata-o de uma forma sentida, expondo o resultado, de um modo geral, completamente transformado, à sua maneira: revela um mundo criado por si a partir de um mundo que lhe passa ao lado. É uma arte; é um dom que só alguns possuem. É conseguir fazer chorar a partir de um motivo para rir. Enfim, a Poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. A palavra poética, num só compasso, renova e fixa a língua, produz e reproduz modelos, constrói e destrói expectativas. Ou seja, a poesia é o sentimento do mundo.

Vivamos o sentimento do mundo. “Amores Que Não Tive” é um pouquinho de tudo isso. Aproveite e boa leitura.

Agmael Lima

Edição 1 (2010)