Original
Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro CLASSE MÉDIA NÃO É ELITE!

QUANDO A EDUCAÇÃO NÃO É LIBERTADORA E/OU QUANDO OS POBRES E/OU MISERÁVEIS “PENSAM” QUE SÃO RICOS

Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA Denunciar

Ajaxloader
de
R$ 46,20
por
R$ 41,65

Sinopse

“A classe média é uma aberração econômica (porque é "rica" sem dinheiro); é uma aberração social (porque se vê como elite em relação aos miseráveis, mas é miserável em relação à elite); é uma aberração de grupo ou de classe (porque nunca deixou de ser classe proletária, mas se acredita classe megaempresária).”

“A classe média brasileira só vai deixar de ser pobre de espírito no dia em que ela descobrir que pensar é de graça...”

“A classe média Brasileira é a única que usa a sua alienação de classe como se fosse vírgula...”

__________

Vive-se em uma sociedade capitalista global, subdividida entre diferentes grupos ou classes, com interesses econômicos antagônicos, e este é um fato ou realidade, que, obviamente, somente a alienação faz com que muitos não sejam capazes de enxergar.

Nesse sentido, o imperativo categórico é: enquanto excluído social, não basta somente lutar para ganhar dinheiro, isto é, é preciso sim lutar para poder fazer-se um incluído social, mas sem, entretanto, nesse mesmo caminho, negligenciar a busca pelo desenvolvimento da consciência crítica. E isso devido aos seguintes motivos:

1- O dinheiro, sem esclarecimento, sem a busca pelo entendimento da sociedade em que se vive, levará à escravidão aos vícios de consumo;

2- Ao desenvolvimento de complexos de superioridade e à alienação de classe;

3- À desumanização;

4- Ao gosto pela condição de escravo pós-moderno do sistema capitalista;

5- E, por conseguinte, à reprodução, como papagaios, de retóricas individualistas e meritócráticas que visam e visarão sempre buscar culpar única e exclusivamente o excluído pela sua condição social de exclusão... Mais:

6- O dinheiro, sem entendimento, sem a busca pelo desenvolvimento da consciência crítica, será contestado quanto à sua real eficácia em trazer ou gerar maior benefício em relação àqueles que não o possuem em quantidade mínima para poderem manter as suas próprias subsistências.

II

O livro (pesquisa), uma coletânea de artigos, trata da complexa temática envolvendo uma nova classe média brasileira que se fez monstrualizar depois que teve acesso a um pouco mais de dinheiro do que o habitual durante os governos-Lula, perdendo, em virtude da alienação sofrida, a sua consciência de grupo ou de classe excluída, isto é, a consciência de que ela não passa de uma classe trabalhadora, explorada e, que, em virtude do desemprego, ocasionado este por consequência da sistematização do toyotismo global (sistema de produção flexível), viu-se obrigada a ter que trabalhar por conta própria para poder sobreviver.

Categorias: Ocidental, Filosofia, Educação, Economia
Palavras-chave: alienaÇÃo, educaÇÃo, exclusÃo, fascismo, filosofia, neoliberalismo, polÍtica, sociologia

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 110

Edição: 1(2018)

ISBN: 978-1729707456

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"No Clube de autores, encontrei a forma mais madura de publicar meus livros. Decido tudo, desde o momento de publicar até a forma de divulgar e comercializar, passando pela escolha da "cara" do meu livro/filho, o mais parecido comigo. O Clube de autores é tecnologia com interação plena à moda an..."

Nadia Virginia

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700