RAÍZES

Por Gilson Marcio Machado & Edmur Afonso Machado

Biografia e Testemunho, Literatura Nacional, Não Ficção

Esta página foi vista 1443 vezes desde 18/12/2018

GERAÇÃO: (do termo em latim generatione) ou procriação em ciências biológicas, é o ato de se produzir descendentes.

Tem sido um hábito cada vez mais comum classificar as gerações em épocas específicas, para definir alguém , mesmo com o passar dos anos , independentemente de mudanças pessoais ou de faixas etárias ou econômicas.

Os descendentes das famílias dos Machados e Moreiras ,os da primeira geração, dos que tratamos nesta obra a qual denominei RAÍZES, são classificados como sendo da geração Baby Boomer, ou seja, os nascidos dos anos 1940 a 1950 até o início dos anos 1960. São os netos e filhos da Geração Grandiosa e Geração Silenciosa, e bisnetos e netos da Geração Perdida. Já a Geração X são os nascidos na década de 1960 e 1970; a Geração Y são os nascidos entre os anos 1977/1978 até a metade dos anos 1990, enquanto a Geração Z são os indivíduos nascidos em meados dos anos 1990 e a década de 2000 em diante.

As classificações tem usado as letras do alfabeto. Assim a Geração X se refere aos filhos dos últimos membros da Geração Silenciosa e dos primeiros Baby Boomers e a Geração Y se refere aos filhos dos últimos membros da Geração Baby Boomers e dos primeiros membros da Geração X.

Detalhando um pouco essas Gerações:

A Geração Perdida, igualmente conhecida como a geração de 1914 na Europa, é um termo atribuído para descrever aqueles que viveram a Primeira Guerra Mundial. Os membros da Geração Perdida nasceram por volta de 1883 e 1900.

Geração Grandiosa, também conhecida como a “Grande Geração”, é a geração que inclui os veteranos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Eles nasceram por volta de 1901 a 1924. É sucessora da Geração Perdida (1883-1900).

Geração Silenciosa, Nasceram aproximadamente entre os anos de 1925 a 1945. Inclui alguns indivíduos que lutaram na Segunda Guerra Mundial, e a maioria daqueles que lutaram na Guerra da Coréia.

Baby Boomers são a geração que nasceu após a Segunda Guerra Mundial, geralmente por volta de 1946 a 1964, uma época que foi marcada por um aumento nas taxas de natalidade.

Geração X, é a geração seguinte aos Baby Boomers. Os demógrafos e os pesquisadores costumam usar os anos de nascimento desde o início até meados dos anos 1960 até o início dos anos 80.

Geração Y, são a geração demográfica após a Geração X. Os demógrafos e pesquisadores usam tipicamente o início dos anos 1980 até meados da década de 90, como anos de nascimento.

Geração Z, é a geração de pessoas nascidas após a Geração Y. Os demógrafos e pesquisadores costumam usar o nascimento desde meados da década de 1990 aos anos atuais.

Nesta obra que eu e meu irmão Edmur resolvemos editá-la após viagem que fizemos às nossas origens, a qual relatamos logo à frente, com o título de MACHADOS & MOREIRAS - RAÍZES, tendo sido disponibilizado aos membros de ambos clãs espaços para suas participações pessoais, sem limites de pautas e ou de temas. Alguns, deixaram de participar, por falta de tempo e, ou outro motivo não revelado, o que é lamentável para seus descendentes, a quem mais se destina esse trabalho, pois aqui estão retratados detalhes das vidas dos nossos pais, nossas próprias vidas e a de nossos pares.

– Não imaginava que ao resolver colocar em termos didáticos, breves momentos de nossa jornada nesse mundo, seria algo tão complexo para todos nós, quando os focos das atenções estão sobre nós mesmos – incrível, como surgem fatos novos, discussões em família, mais complicações que soluções.

Mas vamos em frente, pois todos esses obstáculos, se assim pudermos defini-los, fazem parte dessa vida, que de tão boa só poderia ser mesmo um dádiva de Deus sem nos cobrar nada a não ser termos que desfrutá-la – ai sim é o verdadeiro “ovo de Colombo”, ou seja, sabermos fazê-lo com os prazeres que ela pode nos proporcionar.

Às atuais segundas e terceiras gerações de Manoel Affonso Machado e Francelino José Moreira, ou seja Gerações X Y e Z, sugerimos que mantenham em seus pertences mais preciosos dessa vida um volume desse livro, RAÍZES, para mostrar às gerações futuras o quão difícil foi, e continuará a sê-lo a convivência em sociedade, salvaguardando suas respectivas famílias que ao certo é o que de melhor temos nessa vida, tais como pais, mães, filhos e netos.

Não houve prioridade ou intenção de privilegiar ninguém em detrimento à outrem. A sequência das publicações começa logo após o relato da VIAGEM ÀS NOSSAS ORIGENS, foi feita em ordem alfabética dos primeiros nomes de seus autores ou dos personagens logo na sequência das árvores genealógicas estampadas também em ordem alfabética dos membros Machado seguido pelos membros Moreira. Quanto as árvores, foram feitas uma para cada filho (a) dos patriarcas. Não pertencemos a nenhuma seita em particular, somos, ao que importa, Cristãos, queremos enfatizar, aproveitando a oportunidade, alguns seres humanos que fizeram diferença neste mundo:

“No início, os filhos amam os pais. Depois de um certo tempo, passam a julgá-los. Raramente ou quase nunca os perdoam”.

– Oscar Wilde

“Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo”.

– Voltaire

“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”.

– Leon Tolstói

“Apenas em torno de uma mulher que ama se pode formar uma família”.

– Friedrich Schlegel

Gilson Marcio Machado &

Edmur Afonso Machado

Edição 1 (2018)