Saci-Pererê

Por Anita Cimirro

Ciências Humanas E Sociais, Ficção, Literatura Infanto Juvenil, Antropologia, Clássicos, Folclore E Mitologia

Esta página foi vista 1565 vezes desde 16/01/2019

Da brincadeira infantil à zombaria, o Saci das milhares de formas se apresenta com sua força histórica.

Dando continuidade a sequência de contos sobre mitos brasileiros, Anita Cimirro (pseudônimo de Nicete Campos) nos apresenta o mais heterogêneo dos mitos: Saci-Pererê.

Conhecido em diferentes países por nomes diversos, neste conto ele passeia em suas diferentes terras acompanhado por um menino com quem trava uma amizade.

O Saci apesar do tom bem humorado de suas brincadeiras, não raramente parece diabólico para quem o desafia, e as fazendas do Rio Grande do Sul se tornam palco de travessuras deste ente. A busca por respostas passa tanto pela igreja local quanto pela casa do velho índio que tem nas suas memórias um contato nada amistoso com o Saci.

Memórias enterradas no quintal do casarão trarão no futuro uma questão: Foi verdade o que se viveu nos tempos daquele Saci?

Edição 1 (2019)

Anita Cimirro

Nicete Campos é socióloga, jornalista, escritora e ambientalista. Sob o pseudônimo de Anita Cimirro, publica uma série de contos sobre folclore brasileiro, iniciada com o Curupira e o Saci-Pererê, já disponíveis no Clube de Autores.