A Segregação Socioespacial no Distrito Federal

Por Richard Wilson Borrozine de Siqueira

Ciências Humanas E Sociais, Economia, Geografia E Historia, Estudo Das Minorias, Geografia Humana, História Econômica

Esta página foi vista 2295 vezes desde 19/03/2019

A Segregação Socioespacial é a divisão ou distanciamento no espaço entre grupos populacionais relativamente homogêneos relacionado à condição socioeconômica ou a outros atributos como os de ordem étnica, religiosa etc., processo que reforça as diferenças dificultando a comunicação e a coexistência social. Normalmente há divisão em termos de qualidade e diferenças entre os locais de moradia dos mais ricos e dos mais pobres vinculados a processos socioespaciais e socioeconômicos. Além disso, há outras possibilidades segregativas como a autossegregação, imposições ou direcionamentos de políticas governamentais bem como condicionantes derivadas das estruturas sociais que direta ou indiretamente contribuem para que grupos populacionais habitem diferentes espaços. O Distrito Federal possui uma história marcada por disputas fundiárias, planejamento urbano segregador, produção do espaço vinculada à especulação e desigualdade, temas abordados nesta obra que é indicada para os cursos de Economia, Geografia, Sociologia, Urbanismo e História, entre outros.

ISBN 978-85-54176-29-7
Edição 1 (2019)
Coloração Colorido

Richard Wilson Borrozine de Siqueira

Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Política pela PUC-SP, Doutor em Geografia- Gestão Ambiental e Territorial - pela UnB.