Óleo de Buriti

Por Albuquerque

Ciências Exatas, Engenharia E Tecnologia

Esta página foi vista 937 vezes desde 23/03/2019

A presente obra é um resultado obtido a partir da implementação de Programas de Pesquisa Interinstitucional de caracterização espectroscópica em óleos vegetais da região amazônica (caracterização espectroscópica de ácidos graxos e suas aplicações em dispositivos ópticos, caracterização ótica de componentes do óleo de buriti (mauritia flexuosa)), com a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Foram realizadas as medidas de espectroscopia de absorção na região espectral do infravermelho médio, infravermelho próximo, ultravioleta, além da absorção e emissão na região do visível para o óleo de Buriti e alguns de seus constituintes majoritários. A amostra de óleo de Buriti foi fornecida pelo Laboratório de Física da Matéria Condensada da Universidade Federal do Pará, Belém, PA. As amostras dos ácidos graxos foram adquiridas junto à Companhia Química Merck & Co. Inc., enquanto que a amostra de α-tocoferol foi adquirida da Sigma-Aldrich Co.. As medidas de absorção para a região espectral do infravermelho médio foram realizadas no Laboratório de Infravermelho do Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (PADETEC), Fortaleza, CE, enquanto que as medidas nas regiões espectrais do ultravioleta, visível e infravermelho próximo foram realizadas no Laboratório de Óptica do Departamento de Física de Ciências dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP.

ISBN 978-85-922768-8-1
Edição 1 (2019)
Acabamento Capa dura

Albuquerque

ALBUQUERQUE (editor) é Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (BSc UFPA, 2001). Atualmente, é docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Editor cadastrado na Agência Brasileira do ISBN. Docente credenciado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, SBM, Polo UFPA Bragança.