A LEI E A GRAÇA

Doutrinas Bíblicas, Teologia, Vida Cristã

Esta página foi vista 1011 vezes desde 06/06/2019

A LEI E A GRAÇA

O que significa Lei e Graça? Lei é toda base doutrinária do Antigo Testamento (dada aos filhos de Israel através de Moisés no monte Sinai e durante a peregrinação no deserto). Esta Lei se dividia em duas partes: Lei Moral e Lei cerimonial. A Lei é também uma dispensação. Há teólogos que acreditam que a história geral da humanidade foi dividida por Deus em sete períodos, também denominados de dispensação¹. 1ª Dispensação: inocência (Adão e Eva sem pecado no paraíso). 2ª Dispensação: consciência (A história de Adão e Eva, depois do pecado, vivendo fora do Paraíso). 3ª Dispensação: Governo Humano (inicia após o dilúvio e termina com a chamada de “Abraão”). 4ª Dispensação: Patriarcal ou promessa: (começa com a chamada de Abraão e termina com o estabelecimento da Lei de “Moisés”. 5ª Dispensação: Da Lei (Inicia com a Lei e termina com a implantação da Igreja de Cristo no dia de Pentecostes). 6ª Dispensação: Da Graça, da Igreja, do Espírito Santo (inicia com a fundação da Igreja e termina com o arrebatamento invisível da Igreja de Cristo). 7ª Dispensação: Milênio (começa com a vinda de Cristo em glória, e termina com a última revolta de Satanás contra Deus e seus santos). Depois da última dispensação (o milênio), será estabelecido por Deus o Juízo Final, onde todos os ímpios e pecadores ressuscitarão para serem julgados, cada um conforme as suas obras. Depois disso virá o perfeito estado, o estado eterno, projetado por Deus, antes da fundação do universo. Deus habitará para sempre com o seu povo de eternidade a eternidade! Amém! “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre”. (Apocalipse 22.1-5)

Edição 1 (2019)

Publicações relacionadas