ANOTAÇÕES SOBRE A DOUTRINA POLICIAL - Aspectos Operacionais

Por Rodrigo Ferreira

Ciência, Não Ficção

Esta página foi vista 16027 vezes desde 26/07/2019

Anotações sobre a doutrina policial: uma série de livros destinada a debater os diferentes tópicos da atividade policial.

Nesse primeiro volume, são abordados alguns de seus aspectos operacionais
A proposta é a de apresentar aos leitores duas teorias fundamentais utilizadas por alguns grupos de operações especiais para auxiliá-los em seus processos de tomadas de decisões: o Ciclo OODA, de John Boyd; e a Teoria da Operações Especiais, de William McRaven.
A partir desses fundamentos, é explicada uma forma alternativa de Planejamento, bem como de Comando e Controle, utilizando os ensinamentos de John Boyd especialmente no que tange à coesão social de uma unidade e à capacidade de seus integrantes orientarem-se de forma equivalente.
A Teoria do Combate em Ambientes Confinados é analisada sob a ótica principiológica, estabelecendo um paralelo entre as formas de adentramento (entrada limitada ou dinâmica) com as possibilidades de engajamento (antes de entrar no cômodo; ou depois de fazê-lo – indo direto à ameaça ou estabelecendo pontos de dominação).
Por fim, dois fundamentos do tiro (visada e empunhadura) são estudados com o foco voltado para a observação – ponto inicial do ciclo OODA.

ISBN 978-65-901130-0-9
Edição 1 (2019)
Tipo de papel Polen

Rodrigo Ferreira

Anotações Sobre a Doutrina Policial

Vol. 1 - Aspectos Operacionais

Vol. 2 - Balística

JOAO DANIEL NASCIMENTO PALMEIRA
Quarta | 04.11.2020 às 11h11
Bom dia, eu ainda estou lendo o livro! Pois não se trata de um simples livro é um manual de instruções táticas ao meu ver, com isso é preciso uma leitura minuciosa e detalhada. Melhor dizendo um estudo, contudo é uma linda obra de arte policial; ajuda muito quem já se encontra na profissão ou para aqueles como eu que está estudando para essa área e também para os que gostam desse tipo de assunto. Enfim eu o recomendo a todos, que tenham uma ótima experiência com o livro e o autor está de parabéns! Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo.
Joseilton
Sexta | 26.06.2020 às 14h06
Não tenho como comentar . Pois ainda não recebi nem consigo acompanhar o produto pelo site clube de autores. Pedido 592476 Comprado 5/6
Lucas Neres
Terça | 16.06.2020 às 17h06
Conteúdo técnico e de suma importância para agentes da segurança pública!
Kewin Vidal
Terça | 03.03.2020 às 11h03
Livro com excelente conteúdo no qual é possível absorver parte do conhecimento e experiência do autor, acaba se tornando um material de consulta para todo policial.
Charles Albert
Segunda | 17.02.2020 às 18h02
Excelente livro! Leitura indispensável para todo policial, o autor compartilha seu vasto conhecimento e experiência profissional de forma simples e didática. Parabéns pelo livro e obrigado por compartilhar o conheciemento.
Elson Matos da costa
Terça | 11.02.2020 às 21h02
Olá. Sou Delegado de Polícia Civil de MG aposentado.Trabalhei e Chefiei a Divisão Antissequestro e DEOEsp - Departamento Estadual de Operações Especiais. Como professor na ACADEPOL/MG na área operacional apaixonei pelo livro. Será utilizado para ensinamentos bem consistentes aos alunos. O Rodrigo trata de uma forma extremamente profissional a nossa atividade e traz ensinamentos preciosos. Parabéns. Continuem.
Stephano
Domingo | 09.02.2020 às 21h02
O livro tem profundidade de conteúdo, mas ao mesmo tempo sendo objetivo, sucinto sem perder qualidade. A forma de escrita é excelente também, tornando a leitura prazerosa e fluida. Definitivamente um livro que, além de trazer muito conhecimento, nos faz refletir. O ciclo Observação-Orientação-Decisão-Ação se torna parte de sua vida, assim como os ensinamentos de McRaven, os quais foram analisados pelo autor. Em uma palavra: sensacional.
Daniel Matheus Peixoto
Domingo | 09.02.2020 às 21h02
A série que trata de doutrinas policiais se mostrou um marco no assunto. O meio policial é carente de diretrizes escritas. A proposta dividida em partes e assuntos é outro facilitador para quem busca algo específico. Os dois livros se mostraram ao mesmo tempo didáticos e aprofundados no que se propõem. Do Ciclo de Boyd aos conceitos balísticos já do segundo volume não há nada que se possa deixar de lado. Gostaria de saber da editora ou dos autores se já há previsão de outros assuntos. Grato!
Honney Cordeiro
Domingo | 09.02.2020 às 19h02
Excelente livro. Mostra conhecimento aprofundado combinado com uma vivência operacional do autor. Recomendo para todos policiais, militares, vigilantes, seguranças e atiradores pois irão ter contato com a fundamentação doutrinária dos procedimentos que adotam. Recomendo muito.
Renato Fayão
Domingo | 09.02.2020 às 14h02
Excelente livro! O autor, de forma muito didática, explica as etapas do ciclo de BOYD e a Teoria de Operações Especiais de William MacRaven, utilizadas por grupos de OE para a tomada de decisões, com exemplos que demonstram a aplicabilidade dos fundamentos das teorias nas mais diversas áreas. A leitura é obrigatória para os profissionais de segurança pública. Parabéns ao autor pela iniciativa do projeto.
Ediãnio
Terça | 29.10.2019 às 21h10
Excelente livro, recomendo.
Luiz Mariz
Quarta | 11.09.2019 às 22h09
Excelente livro!. O autor demonstra vasto conhecimento na área, unindo aspectos teóricos e práticos de forma muito clara. Leitura agradável e de fácil compreensão.
ArteSam
Segunda | 29.07.2019 às 14h07
Olá Rodrigo, tudo bem? Oferecemos serviço de conversão ePub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book-trailer, ilustrações, criação de site, etc. Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.sdmarini.com - e-mail: contato@sdmarini.com - página no Facebook: www.facebook.com/artesambr