Sistemas de controle

Por Luis Satie

Ciências Humanas E Sociais, Direito, Administração

Esta página foi vista 9161 vezes desde 25/05/2011

A ideia de sistemas de controle ou controladorias não é inocente, uma vez que a simples mudança de orientação nas relações de força do embate político pode instrumentalizar esses sistemas facilmente para a perseguição, a censura, a corrupção e mesmo para a prática seletiva da violência de Estado. Traçarei aqui as condições de possibilidade de abertura da caixa-preta das controladorias ao controle popular democrático, sem o que uma nova cultura política não poderá vicejar. Ao longo dessas reflexões, me acompanha a convicção de que se esses sistemas não se abrirem ao controle popular, continuaremos reféns de uma cultura autoritária. Essa publicação é um extrato literal da Introdução e dos capítulos 1, 2, 3 e 4 da obra "Breviário do Controle Democrático: por uma Controladoria-Geral da República", publicada nessa editora.

Edição 1 (2011)

Luis Satie

Luís Sérgio Lopes, conhecido no meio acadêmico por Luis Satie, é Doutor em Filosofia e Ciências Sociais pela EHESS-Paris (onde também desenvolveu estudos pós-doutorais em Filosofia Política Normativa) e Doutor em Direito pela UFSC. Pesquisador do Grupo de pesquisa em Neokantismo e Filosofia contemporânea, vinculado ao CNPq/UFPB. Seus estudos sugerem um novo paradigma para o direito, a partir da estética. Sua teoria estética do direito resgata as filosofias da arte de Kant, Hegel e Adorno, das quais deduz um inventário de categorias utilizadas para a análise da forma jurídica, no mesmo ato de reinvenção da faculdade de julgar.