Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Dúvidas

O Clube de Autores é o primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma 100% sob demanda. Em outras palavras, você, autor, pode subir o seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada por isso.

Tem dúvidas? Confira a lista de questões mais frequentes ou, se preferir, vá ao final desta página e nos envie um email.

    Como Publicar e Formatos

  • Como posso publicar o meu livro?

    O processo de publicação é simples e rápido, feito pelo próprio site do Clube de Autores. Para publicar o seu livro, acesse Novo Livro.

  • Qual o formato que o meu livro precisa ter?

    Você pode publicar o seu livro no formado A5 (14,8cm de largura por 21cm de altura), formado A4 (21,0cm de largura por 29,7cm de altura), formato Pocket (10,5cm de largura por 14,8cm de altura) ou no formato Quadrado (20,00cm de largura e 20,00cm de altura).

    Para fazer isso a partir do MS Word, você deve selecionar todo o conteúdo, clicar em Arquivo > Configurar página e, no item papel, selecionar o tamanho desejado (A5, A4 ou pocket). Caso a opção não exista, personalize o tamanho para 14,8cm de largura por 21,0cm de altura (o equivalente ao A5), 21,0cm de largura por 29,7cm de altura (o equivalente ao A4) ou 10,5cm de largura por 14,8cm de altura (o equivalente a pocket).

    Além disso, o arquivo precisa estar em formato PDF.

    Para facilitar, preparamos alguns modelos de acordo com os diferentes tamanhos de livros. Clique no tamanho desejado para fazer o download em formato MS Word:

    - A5 (14,8cm x 21cm)
    - A4 (21cm x 29,7cm)
    - Pocket (10,5cm x 14,8cm)
    - Quadrado (20,0cm x 20,0cm)

  • Quem pode publicar um livro?

    No Clube de Autores, todos podem publicar um livro imediatamente.

  • Quem avalia o meu livro?

    Não há nenhum tipo de avaliação feita pelo Clube de Autores. Aqui, todos podem publicar o seu livro – a avaliação, na prática, é feita pelos seus usuários e leitores.

  • Preciso enviar o meu original?

    Não. Por trabalhar em um modelo diferente, o Clube de Autores não recepciona originais ou faz nenhum tipo de avaliação. Em outras palavras, você não deve se preocupar com esta etapa.

  • Quais as dimensões das imagens da capa e do miolo para cada um dos formatos de livros e quais são as respectivas margens?

    As dimensões das imagens da capa, do miolo e as respectivas margens deverão obedecer às instruções contidas na tabela abaixo:

      A5 A4 Pocket Quadrado
    Capa (Personalização Parcial) 1630 pixels de largura por 1473 pixels de altura. 2224 pixels de largura por 2360 pixels de altura. 1040 pixels de largura por 1040 pixels de altura. 1630 pixels de largura por 1473 pixels de altura.
    Capa (Personalização Completa) 1748 pixels de largura por 2480 pixels de altura. 2480 pixels de largura por 3508 pixels de altura. 1240 pixels de largura por 1748 pixels de altura. 2362 pixels de largura por 2362 pixels de altura.
    Contracapa 1748 pixels de largura por 1970 pixels de altura. 2480 pixels de largura por 3015 pixels de altura. 1240 pixels de largura por 1370 pixels de altura. 2362 pixels de largura por 1823 pixels de altura.
    Orelhas 940 pixels de largura por 2480 pixels de altura. Livros no formato A4 não possuem orelhas. Livros no formato Pocket não possuem orelhas. Livros no formato Quadrado não possuem orelhas.
    Dimensões do Miolo 14,8cm de largura por 21,0cm de altura. 21,0cm de largura por 29,7cm de altura. 10,5cm de largura por 14,8cm de altura. 20,0cm de largura por 20,0cm de altura.
    Margens Superior e Inferior: 2,54 cm.
    Laterais: 1,91 cm.
    Superior e Inferior: 2,54 cm.
    Laterais: 1,91 cm.
    Superior e Inferior: 1,50 cm.
    Laterais: 1,2 cm.
    Superior e Inferior: 2,54 cm.
    Laterais: 2,54 cm.

  • Como posso gerar um arquivo PDF?

    Para converter o seu documento MS Word para PDF, vá até o site Free PDF Convert.

    Lá, clique na opção Source to PDF - o primeiro item no menu lateral esquerdo.

    Na página, localize o seu arquivo, deixando a opção File demarcada, e clique em Convert.

    Pronto: em instantes, você será avisado via email que o seu arquivo está pronto. Basta fazer o download dele para a sua máquina e, em seguida, publicá-lo no Clube de Autores!

  • Como posso configurar a minha capa?

    Você pode utilizar uma das capas disponibilizadas no nosso sistema ou configurar a sua, de forma parcial ou totalmente personalizada. Neste ultimo caso, é importante que ela obedeça alguns parâmetros do próprio Clube.

    A configuração parcial significa que você monta apenas o miolo da capa (imagem central), sendo que o cabeçalho e o rodapé, bem como o verso, são padronizados e destinados à impressão de título/ subtítulo, nome do autor e descritivo, respectivamente. Para configurar a sua capa parcialmente, selecione a opção de utilizar modelos de capa padrão do Clube.

    Na configuração totalmente personalizada, toda a capa é definida por você, sem nenhum tipo de interferência de sistema.

    Em ambos os casos, as imagens precisam ser ajustadas de forma a caber no arquivo. Tanto orelhas quanto verso da capa são geradas pelo sistema, com base em informações inseridas por você no processo de publicação. Clique aqui para ver como ajustar e editar a foto da capa.

  • Como faço para confeccionar a ficha catalográfica?

    A ficha catalográfica deve ser inserida pelo próprio autor no miolo do livro, caso deseje. A Câmara Brasileira do Livro faz este serviço, cobrando R$ 25 para associados e R$ 50 para não associados. Para saber mais, visite a página http://www.cbl.org.br/telas/servicos/sobreFicha.aspx

  • Os livros são revisados e diagramados?

    Por ser uma empresa de autopublicação, o Clube de Autores não faz revisão ou diagramação gratuitas das obras publicadas aqui, sendo esta responsabilidade direta do autor. Ou seja: se o autor publicar a obra com qualquer tipo de erro, seja ortográfico, gramatical ou de diagramação, é assim que ela será impressa. Se o autor publicar a obra revisada e bem diagramada, por sua vez, é exatamente assim que ela sairá.

    Caso o autor deseje adquirir estes serviços, o Clube de Autores disponibiliza uma loja online feita para ele e onde pode comprar revisão, diagramação e capa feita por profissionais do setor. Para ver a loja, vá a http://profissionaisdolivro.com.br

    Recomendamos a todos os leitores que folheiem as primeiras páginas das obras no próprio site antes de adquiri-las, certificando-se de que a qualidade do conteúdo esteja de acordo com as suas expectativas.

  • Preciso de serviços profissionais (revisão, diagramação, capa). Como posso fazer?

    Você pode comprar serviços profissionais em uma loja feita para o autor. Para tanto, basta ir a http://profissionaisdolivro.com.br e escolher o pacote desejado ou personalizar o seu. Todos os serviços poderão ser acompanhados online e você receberá a sua obra trabalhada por profissionais do setor.

    Cabe destacar que todos os serviços profissionais (revisão, diagramaçào, capa etc.) são opcionais. Ou seja: não é necessário comprar nenhum deles para que a sua obra seja publicada aqui no Clube. Eles são apenas uma comodidade a mais para os autores que desejarem.

  • Posso editar o meu livro (incluindo o preço)?

    Sim, a qualquer momento. Para fazê-lo, acesse Meu Espaço e, em Meus Livros, clique na opção “Livros publicados”. Selecione o livro que desejar e clique na opção “editar”. Aí, basta seguir as etapas. Você poderá mudar o miolo, a capa e o preço quantas vezes quiser.

  • Posso utilizar um pseudonimo?

    Pode. Durante o processo de publicação, você mesmo escreverá o nome do autor – podendo ser o seu ou qualquer outro que deseje. Esta alteração não terá absolutamente nenhum impacto sobre os direitos autorais.

  • Como posso divulgar o meu livro?

    O Clube de Autores disponibiliza, de forma gratuita, uma série de cursos online sobre divulgação do seu livro. Para acessá-los entre em Universidade do Autor.

  • Distribuição em livrarias?

    Nossos livros podem ser vendidos no formato impresso ou e-book, de acordo com sua livre escolha. Caso opte por vender no formato impresso, ele será vendido em nosso site e também na AgBook, caso você nos autorize durante o processo de publicação. Caso também opte por vender sua obra no formato e-book, ele também poderá ser vendido na seguinte relação de livrarias online, desde de você nos autorize (durante o processo de publicação) e que sejam observados os respectivos requisitos técnicos exigidos por cada uma das livrarias conveniadas. A Apple, IBA, Kobo/Cultura e Wook apenas permitem que sejam disponibilizados para venda, nos seus sites, livros que possuam ISBN. Por sua vez, a Amazon, Apple, Kobo e Cultura exigem que o livro seja disponibilizado no formato E-Pub.


  • Custo e Vendas

  • Como estipulo o preço do meu livro?

    Durante o processo de publicação, naturalmente, você cadastrará o arquivo do seu livro no Clube. A partir daí, o nosso sistema calculará a quantidade de páginas do seu livro e exibirá uma calculadora que mostrará todos os custos envolvidos na impressão – com um campo para que você estipule os seus direitos autorais. É neste campo que você deverá inserir a sua margem de ganho por venda.

  • Por que preciso cadastrar os meus dados bancários?

    Os dados bancários são utilizados pelo Clube de Autores para fazer o pagamento dos seus direitos autorais. Sem os dados, não há como fazer este processo.

  • De quem são os direitos autorais?

    Exclusivamente do autor. O Clube de Autores não retém nenhum direito autoral ou trabalha com nenhum tipo de exclusividade comercial. Caso o autor queira, por exemplo, ele pode retirar o seu livro do Clube de Autores a qualquer momento e pelo site, em um processo ainda mais simples que o de publicação do livro.

  • Como recebo os meus direitos autorais?

    Há duas maneiras de você receber os seus direitos autorais, sendo que você pode escolher a que preferir e alterar sempre que desejar.

    Ambas as formas de depósito são feitas após se alcançar um valor mínimo a receber e variam da seguinte maneira:

    - Depósito em conta: Caso queira receber os seus direitos autorais diretamente em sua conta bancária, o mínimo será de R$ 100. Ou seja: o depósito será feito na conta indicada por você no Clube de Autores no quinto dia útil do mês seguinte ao mês em que acumulou o montante mínimo de R$ 100.

    - Depósito via MOIP: Modo recomendado pelo Clube, este tipo de depósito tem um mínimo menor, de R$ 75. Ou seja: caso escolha este método de recebimento, a transferência será feita para a conta que você criou no MOIP tão logo atinja um montante mínimo de R$ 75 (também no quinto dia útil do mês seguinte ao mês em que este acúmulo for feito). Você pode solicitar programar a transferência direta entre o MOIP e a sua conta bancária. Neste caso, a única diferença da modalidade anterior é que o montante mínimo é menor, para vantagem do autor.

    Você pode alterar a sua modalidade de recebimento a qualquer momento, bastando que vá a Meu Espaço > Dados Cadastrais e clique na opção desejada.

    Clique aqui para saber como transfeir os seus créditos no Pagamento Digital para a sua conta corrente.

  • Tenho que pagar alguma coisa para publicar um livro no Clube de Autores?

    Não. O Clube de Autores é completamente gratuito para o autor, não sendo necessário nenhum tipo de compra por parte dele ou de tiragem minima.

  • Ganhei um cupom de desconto. Como utilizo?

    Cupons podem ser ganhos por usuários diversos em promoções ou parcerias feitas entre o Clube de Autores e instituições, viabilizando descontos em percentual ou em valores absolutos. Para utilizar, basta fazer a sua compra normalmente e, no final, inserir o código do cupom. Para entender melhor, vá ao link http://clubedeautores.com.br/webpage/cupom


  • ISBN

  • O que é o ISBN?

    Segundo o site da Biblioteca Nacional, "o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização."

  • É preciso ter ISBN para cadastrar o livro no Clube de Autores?

    Não, não é. O ISBN é uma forma de catalogar livros - mas não é ele que define o que é e o que não é uma obra literária. O foco do Clube de Autores é permitir que os autores publiquem as suas obras - considerando o seu conteúdo em como a peça mais importante.

  • Qual a importância de ter o ISBN

    A principal importância é facilitar que a sua obra seja encontrada e distribuída. Por exemplo: se você conseguir algum acordo com alguma livraria, para divulgar e vender o seu livro por ela, provavelmente precisará ter o ISBN. Alguns sites ou redes sociais focadas em livros, por sua vez, também exigirão. Assim, por mais que não seja obrigatório ter um ISBN, é aconselhado. Como o custo é relativamente baixo, vale a pena.

  • Como faço para conseguir o meu registro no ISBN?

    Pelo site da Biblioteca Nacional, é possível fazer o registro. Para tanto, você precisará se cadastrar como "editor autor" - capacitando-se a fazer o registro como pessoa física. Para ver a página no site da Biblioteca Nacional que instrui sobre este cadastramento, clique aqui.

    Esta mesma página inclui links para download de dois arquivos importantes: a ficha que deve ser preenchida (clique aqui para baixar o arquivo, em formato Excel) e o manual de preenchimento da mesma (clique aqui para baixar o arquivo, em formato PDF).

    Todos os custos para o registro também podem ser vistos no site (clique aqui para ver).

  • Como a obra deve ser registrada?

    Você pode escolher registrar a sua obra como publicação física ou eletrônica.

    Na publicação física, uma série de regras de diagramação devem ser observadas - incluindo o posicionamento do código de barras no livro (clique aqui para ver as regras). Neste caso, aliás, caberá a você comprar a imagem do código de barras (também vendido pelo site da Biblioteca Nacional) ou gerá-lo em um software especializado de sua escolha.

    A possibilidade de se cadastrar a obra como pubicação eletrônica vem do fato dos livros disponíveis no site do Clube de Autores serem comercializados de forma 100% sob demanda (e, portanto, sem uma tiragem física determinada). Esta modalidade é mais fácil para o o autor, até por ter exigências menores quanto à diagramação. O código de barras, por exemplo, não precisa ser gerado e impresso nas obras, sendo que você mesmo poderá diagramá-lo, diretamente no seu arquivo. Para ver as regras de diagramação para publicações eletrônicas, clique aqui.

  • É preciso ter um novo ISBN para mudanças na obra?

    De forma geral, mudanças nas obras devem, sim, ter um novo ISBN atribuído a ela. Segundo o site da Biblioteca Nacional, deve-se atribuir um novo ISBN:

    "
    - a cada edição de uma publicação;
    - a cada edição em idioma diferente de uma publicação;
    - a cada um dos volumes que integram uma obra em mais de um volume e também ao
      conjunto completo da obra (coleção);
    - a toda reedição com mudança no conteúdo(texto) da obra;
    - a cada tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa;
    - as reimpressões fac-similares;
    - as separatas (desde que apresentem títulos e paginação próprios);

    Obs:
    - a reimpressão pura e simples de um livro NÃO requer outro ISBN;
    - mudança na cor da capa, formato de letras e correção ortográfica do texto da obra, NÃO requer outro ISBN.
    "

    No caso de publicações eletrônicas, no entanto, exige-se apenas que a obra não seja atualizada com frequência - sem que uma periodicidade seja definida.


Fale conosco

Se ainda tiver dúvidas, contate-nos por e-mail:

Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Depoimentos

"Iniciativa inovadora, sintonizada com possibilidades emergentes típicas do mundo cosmopolita e cibernético de nosso tempo, o Clube de Autores abre o mercado editorial para muitos, amplia para outros tantos que já publicam no circuito convencional. E põe por terra a tradicional desculpa de auto..."

Edvaldo Pereira Lima

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700