Sobre Rodas

Um espírito em movimento

Por Thais Pessanha

Skate, Olímpicos, Inspiração E Crescimento Pessoal, Ficção e Romance, Esportes E Lazer, Corpo, Mente E Espírito

Esta página foi vista 3476 vezes desde 26/09/2021

GANHADOR DO PRÊMIO CLARICE LISPECTOR - Categoria: Autora Estreante

Aquela manhã ensolarada, porém fria, de Julho, em Escápia, foi marcada por dois eventos raros: um apagão que havia tomado todo o planeta e, no mesmo momento, o nascimento da sua mais nova cidadã - Olímpia - com uma doença rara chamada Osteogênese Imperfeita, popularmente conhecida como a doença dos “ossos de vidro”. A fragilidade óssea de sua doença a colocava longe de qualquer prática esportiva, porém seu espírito ansiava por sempre estar em movimento.

Apesar de todo o apoio e incentivo dos seus pais e principalmente de Hércules (seu irmão), Helena (sua melhor amiga) e Oliveira (seu amigo), Olímpia não consegue participar das Olimpíadas como condutora da bandeira da delegação brasileira na abertura dos Jogos: seu grande sonho.

O que Olímpia não sabia é que havia sido abençoada pelos Deuses do Olimpo em seu nascimento e, por isso, vivia a vida sob os valores do Olimpismo, como uma filosofia de vida. Esse fato não permitiu que ela desistisse dos seus sonhos e, finalmente, conseguisse praticar um esporte adaptado e ser abençoada com mais dois eventos raros, realizando e ressignificando assim o seu grande sonho, e fazendo parte da história milenar do esporte mundial.

Num romance conduzido em uma prosa leve e com muitas reviravoltas, a trama aborda a vida real de uma pessoa com deficiência e sua capacidade de realizar os sonhos, mesmo os considerados mais atrevidos, demonstrando como os valores dos Jogos Olímpicos (excelência, respeito, amizade) e dos Jogos Paralímpicos (determinação, coragem, igualdade, inspiração) são na verdade um estilo de vida que pode ser seguido por qualquer pessoa.

De onde vinha tanto atrevimento com a vida que impulsionava aquela cadeirante pequenininha, com um prognóstico de poucos anos de vida? Quem foi aquele rapaz que a interpelou, na praia, convidando-a a experimentar um esporte adaptado? Olímpia iria desistir de tudo após o acidente? Afinal, quem era o Oliveira?

Esses e outros mistérios você vai descobrir ao mergulhar na vida tão cheia de atrevimento e movimento de Olímpia.

Edição 1 (2021)

Thais Pessanha

Thais Pessanha nasceu em Macaé (Rio de Janeiro), no Brasil, onde estudou Administração na Universidade Federal Fluminense e atuou por muitos anos com gestão, tecnologia da informação, transformação digital e inovação, especializando-se em metodologias ágeis e colaborativas.

É atrevida com a vida, skatista, remadora e tem uma doença genética rara e sem cura chamada Osteogênese Imperfeita Congênita, conhecida como a doença dos ossos de vidro, ou ossos de cristal. O seu amor pelos livros e sonho de ser escritora veio desde pequena, quando teve os livros, como seus grandes companheiros nos momentos de gesso e repouso e contra todos os prognósticos médicos, de um limão fez uma limonada, uma torta de limão, um biscoito de limão e tudo o mais que foi necessário.

Ativista de causas sociais ligadas às pessoas com deficiência, atua como palestrante motivacional e voluntária na Associação Pestalozzi de Macaé, sendo defensora da equidade e do esporte como molas transformadoras sociais.