Alma à tona

Por Marcos Serafim Teixeira

Poesia, Artes, Artista Individual

Esta página foi vista 5617 vezes desde 06/02/2012

Alma transbordante, faminta, inquieta, suja, reluzente, pacífica, confusa, aprendiz... de si mesma.

Como agir, como proceder quando se lida com uma força desconhecida?

Pois o homem pode conhecer a profundidade dos oceanos, a altura das cordilheiras, até um fragmento do cosmos, mas tanta vez a própria alma permanece incógnita, oculta a ele mesmo.

O que fazer quando essa alma deseja emergir, quando começa se debater tentando dar-se a luz?

Nada.

É deixá-la eclodir, brotar, crescer, florescer; pois esse é seu momento, essa é sua vontade.

É o que nestas páginas se faz.

Permite-se a uma alma seu desabrochamento, livremente.

Permite-se que ela venha à tona, que ela saia do fundo das águas e das terras em busca da luz e do ar.

Permite-se que ela sinta plenamente.

Sinta o universo que há ao seu redor e o universo que reside nela mesma.

Edição 1 (2012)

Marcos Serafim Teixeira

Escreve-se para ser livre...

A poesia sempre foi a materialização dos sentimentos e sensações extraídos do meu mundo externo e interno. É o transbordar. Aquilo que não cabe mais apenas dentro da alma torna-se sentimento em palavra. Feito o sertão, ora verdeja e frutifica, ora resseca e aguarda a temporada a chuva. A expressão poética pela palavra é apenas uma manifestação singela e muito amadora do que verdadeiramente a poesia representa, com tanta grandeza e singularidade. A poesia, o poema, a arte e a sensibilidade poética, não são dons ou hobbies, são características da alma, estilos de vida, forma de absorver e sobreviver à realidade. Nesse processo criei 15 trabalhos com a prosa e o poema para registrar como que em um álbum de fotografias minha passagem pelos sentimentos e sensações, cada um com suas características, estilos e tempo, mas todos com o mesmo propósito de, como disse a grande Adélia Prado provar que "somos mais nosso pobre corpo."