Chiaroscuro

Por Marcos Serafim Teixeira

Poesia

Esta página foi vista 4201 vezes desde 07/04/2014

Considero "Chiaroscuro" como uma obra definitiva perante as minhas anteriores.

Ao passar dos anos notei como a escrita ganhou um pouco mais de personalidade e foco.

A vida, esse misto de dor e prazer, luz e escuridão, é retratada nessas páginas sob a perspectiva da dualidade que a mesma apresenta em todas suas peculiaridades. "Chiaroscuro", palavra italiana para "claro" e "escuro", traz os poemas que julgo mais relevantes das obras "Alma à tona", "Mais de mil palavras" e "Nuvens de Janeiro", além de dezenas de novos poemas. Essa "coleção de flores", ou coletânea, deve ser vista como um retrato, um quadro, uma imagem, pincelada a claridades e escuridões.

Edição 1 (2014)
Tipo de papel Couche 90g

Marcos Serafim Teixeira

Escreve-se para ser livre...

A poesia sempre foi a materialização dos sentimentos e sensações extraídos do meu mundo externo e interno. É o transbordar. Aquilo que não cabe mais apenas dentro da alma torna-se sentimento em palavra. Feito o sertão, ora verdeja e frutifica, ora resseca e aguarda a temporada a chuva. A expressão poética pela palavra é apenas uma manifestação singela e muito amadora do que verdadeiramente a poesia representa, com tanta grandeza e singularidade. A poesia, o poema, a arte e a sensibilidade poética, não são dons ou hobbies, são características da alma, estilos de vida, forma de absorver e sobreviver à realidade. Nesse processo criei 15 trabalhos com a prosa e o poema para registrar como que em um álbum de fotografias minha passagem pelos sentimentos e sensações, cada um com suas características, estilos e tempo, mas todos com o mesmo propósito de, como disse a grande Adélia Prado provar que "somos mais nosso pobre corpo."