O QUE TODO REVOLUCIONÁRIO DEVE SABER SOBRE A REPRESSÃO

Um estudo sobre a Okhrana - A polícia secreta do Czar

Por VICTOR SERGE - Tradução Thaelman Carlos

Código do livro: 182909

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Crimes Verídicos, Literatura Estrangeira

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 3608 vezes desde 12/03/2015
Versão
ebook
R$ 34,45
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 34,45
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

A chegada dos bolcheviques ao poder no Outubro de 1917, na Rússia promoveu uma devastadora transformação na velha sociedade dominada por interesses submissos ao capitalismo internacional. A Revolução Russa dinamizou ainda mais esse processo histórico. A queda do regime czarista sustentado e sua transformação em um regime de governo provisório pela revolução de fevereiro, não conseguiu se manter, apesar de todas suas tentativas. A repressão continuou. A Okhrana, a polícia czarista só encerrou suas atividades de repressão aos revolucionários depois da tomada do Palácio de Inverno. O poder político da nova classe, colocou a disposição dos revolucionários, seus arquivos secretos e toda a documentação, que revelava seus métodos repressivos e modo de agir ocultos da maioria da população.

O jornalista Victor Serge, de origem anarquista e socialista, adepto da revolução russa, defensor do programa do partido revolucionário liderado por Lenine e Trotsky registrou toda a movimentação e fez sua análise desse momento ímpar da história.

Os métodos policiais ali utilizados foram repetidos e atualizados ao longo do século XX por outros países para conter a onda revolucionária, que a revolução russa propagou ao mundo, em especial a classe trabalhadora. Inclusive, no Brasil. Com atraso, é a primeira vez, que esse pequeno livreto, mas de importância fundamental, é publicado no Brasil. Sua linguagem direta e sintetizada facilitam a leitura e a compreensão necessária para romper com as forças contrárias á libertação da humanidade, que ainda são utilizados pelos que querem manter a exploração através da manutenção da violência de estado contra os explorados e oprimidos.

Características

Número de páginas 99
Edição 1 (2015)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

VICTOR SERGE - Tradução Thaelman Carlos

Jornalista e poeta. Autor dos livros de poesias "Como Faziam os Poetas" 1975; "Além de Todas as Coisas" 1978; participei da exposição "Poucos e Raros" na Biblioteca Mário de Andrade e na Alemanha, na década de 80; ANGU - Arte, Poesia & Kontrakultura 2002 e organizador com Eliana Floriano da Silva do livro Clandestino - Memórias Políticas de Edgard de Almeida Martins.

Sua obra mantém a característica de experimentações de linguagens, em especial a urbana, flagrando o cotidiano dos falantes da cidade de São Paulo e expandindo-a em poesia e arte, como expressão da revolução, que a vida sempre propõe.

Como dizia, Oswald de Andrade, um homem sem profissão. Profissional, é claro!

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários