NARRATIVAS DO CORDEL

Por João Avelar Lobato

Linguística, Ciências Humanas E Sociais, Literatura Nacional

Esta página foi vista 11070 vezes desde 05/01/2011

O cordel tem sido objeto dos mais diferentes estudos, tanto na academia quanto e, principalmente, fora dela. No entanto, as análises de suas características literárias raramente foram além das já desgastadas discussões sobre os ciclos temáticos do cordel. Este livro propõe uma abordagem inovadora, enfocando como os cordelistas constroem a narrativa de seus textos e como essas mesmas narrativas nos ajudam a entender as características literárias do cordel.

O livro contém ainda um debate sobre a questão do termo cultura popular, suas implicações para pesquisas literárias e uma observação da inserção do cordel na literatura brasileira.

Narrativas do Cordel foi baseado numa pesquisa realizada na University of Bristol, Reino Unido, e desenvolvido ao longo de cinco anos. Certamente este é um livro imprescindível para qualquer pesquisador, professor, estudante ou interessado na literatura cordel.

Edição 1 (2009)