Estratégia de Mundialização para PMEs

A inserção das pequenas e médias empresas no mercado mundial

Por Mário Luís Tavares Ferreira e Mário Luís Magnani

Ciências Humanas E Sociais, Economia, Administração, Comércio, Empreendedorismo, Exportações E Importações

Esta página foi vista 16126 vezes desde 05/01/2011

O empreendedor deve ter uma visão sistêmica do ambiente que o rodeia e conhecimento das várias ferramentas disponíveis. Para tal, é apresentado um histórico recente do processo de globalização, seguido por uma análise do desenvolvimento social e suas desigualdades. Na sequência discute-se o modelo econômico atual. Aborda-se a Tecnologia da Informação e os sistemas utilizados atualmente e alguns problemas causados pela aplicação indevida de tais tecnologias. Sugere-se um passo a passo para a organização e implementação de uma rede para os empreendedores, com indicação dos sistemas a utilizar, sua configuração, metodologia de implantação. Encerra-se este livro com desenvolvimento de um mundo virtual para que os empreendedores possam criar uma visão espacial e multidimensional do mundo em que estão inseridos, permitindo, com este exercício, visualizar a causa e efeito de todas as ações ligadas, ou não, ao universo das pequenas e médias empresas.

Edição 1 (2009)

Mário Luís Tavares Ferreira e Mário Luís Magnani

Mário Luis Tavares Ferreira:

Co-fundador de duas empresas de tecnologia e tem mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia e em gestão de empresas e desenvolvimento de negócios.

Participou em projetos de expressão nacional, como implantação do Banco 24 Horas e definição da norma ABNT do protocolo de Transferência Eletrônica de Fundos, participação em projeto pioneiro de automação industrial na Cosipa. Desenvolvimento de projetos e conceitos de prédios inteligentes, entre outros.

Desenvolveu atividades profissionais, negócios e parcerias em meia dúzia de países - USA, França, Espanha, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Portugal, México.

Cursou Engenharia Eletrônica e Gestão em Sistemas de Informação. Especializou-se com um MBA Executivo em Gestão Estratégica de Empresas e extensões de pós-graduação em Negociações, Estratégia de Empresas e Gestão de Pessoas.

Mário Luís Magnani:

Profissional de Tecnologia da Informação, MBA em Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), com extensões em Empreendedorismo através do Programa Internacional Babson para o Desenvolvimento de Empreendedores, Executivos e Acionistas (Babson School of Executive Education -Boston – USA) e Finanças Internacionais e Política Macroeconômica (FGV-RJ).

Blog: