A cruel arte da corrupção 2

Por Antônio José Melo Marques

Problemas E Guias Práticos, Citações, Referência, Poesia

Esta página foi vista 154 vezes desde 04/02/2024

Que base filosófica tem um homem que na prática histórica ou foi rei ou a ele associado o poder ou foi súdito do rei? Ou fora disso foi um solitário desgarrado das próprias raízes que lhe serviam de referência? O homem acorda agora sem base filosófica para o acordar. Não sabe o que é o acordar para o sol, para a luz, para deus e para si mesmo. Tudo isso aumentou e muito a insegurança do homem, o que pode reforçar a segurança quando ele aceitar que acordou. O universo não desampara a quem criou pois é do interesse do universo ser mais evoluído pela evolução de quem ele cria. Cada ser criado tem sua missão na evolução do universo.

Muitos homens hoje já sabem que todo o caos vigente é necessário para descobrir em si mesmo o seu próprio tamanho, sua própria profundidade, sua própria intensidade no íntimo do universo movido pela verdade universal. O homem nunca esteve sozinho, mas não poderia nunca ser feliz se nunca descobrisse como sê-lo através da verdade. Não se pode ser feliz através de ilusões de rei, súdito antes de ser organismo sagrado.

Parece que o passado humano estava imerso nas formas. As formas eram rígidas e por isso os conteúdos eram rígidos por mais benéficos para a vida livre, por mais democráticos. Os conteúdos precisam preponderar sobre as formas. Por exemplo, qual o melhor partido político ou filosófico, qual o melhor ideal de poder político, se o homem que o idealiza não é bom para o próprio homem. O homem anseia ser ele próprio pois só assim se prepara para os grandes eventos do existir, individualidade, cidadania, paternidade e maternidade cooperativismo, relacionamentos, maturidade, doenças, velhice e morte inexorável. O homem que não recebe nada para amadurecer, nada poderá doar, independente do que pensa e do que sente politicamente. Por isso temos o capitalismo, tipo selvagem, com discrepância de rendas e retenção desnecessária de capitais. O homem de poder sem a si mesmo é um homem comum e medroso e sua riqueza existe para lhe assegurar uma fé que não existe na prática. Só isso!

Creiam, só isso!

Edição 2 (2024)

Antônio José Melo Marques

Sergipano, nascido em 1955, advogado, psicólogo clinico especializado em Psicologia Transpessoal, escritor, professor. Escreve desde os 18 anos de idade, afeiçoado à prosa, com prêmio em poesia. Amante das reflexões profundas e segredos do existir, entende que a qualidade da vida depende basicamente dos valores da consciência individual em afinidades com a consciência divina. Com tal pensamento, une Deus “a psicologia avançada” e, assim, pratica prazeirosamente a clinica psicologico, dá palestras, facilita cursos e workshops, inspira e produz vídeos, apresentador de TV. Seu primeiro livro “LIÇÕES DE OLHOS VERDES”, lançado em 2001, marcou o início de uma produção literária com as obras “ A ARCA DO ASTROLÁBIO”, “O BICHO CHATO”, “AMOR”, “RAS LILA”, “TRILHA DE IDA E VOLTA”e “PSICOLOGIA TRANSPESSOAL”.

Publicações relacionadas