A Gestão Educacional na perspectiva democrática: saberes e práticas democratizadoras

Por Maria Aparecida Vieira de Melo e Ricardo Santos de Almeida

Código do livro: 264796

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Geografia E Historia, Geografia Humana

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Sinopse

O objetivo deste livro é permitir aos leitores conhecerem múltiplos espaços escolares sob ótica didática-pedagógica e geográfica, e incluso neste, a identificação de potencialidades e resolução de possíveis problemas infraestruturais nas escolas e em sala de aula, focando-se na relação professor-estudante-gestão-técnicos-administrativos-educacionais-comunidade escolar que podem incidir no melhor resultado e êxito no que concerne ao sucesso das ações estabelecidas e buscadas coletivamente, revelando na qualidade da gestão da educação básica.

A pesquisa educacional possui como finalidade conhecer o espaço escolar, qualificar, quantificar dados para que possamos contribuir democraticamente para a melhoria das condições infraestruturais e educacionais. Nas produções científicas pautamo-nos na importância da relação democrática que deve existir nos espaços escolares viabilizando uma melhor atuação da equipe pedagógica em seu ambiente de trabalho e os estudantes, que reconhecem na prática a importância desempenhada pelos processos da gestão escolar e educacional, bem como das políticas educacionais como um todo.

A profissão docente possui variados obstáculos e nesta por permear-se sobretudo pela interação humana constante deve superar a mera transmissão de informações, e será a partir da pesquisa educacional no campo da gestão educacional, escolar e das políticas educacionais, que os estudantes-pesquisadores e profissionais da área conhecem, dialogam e (re)constroem os espaços escolares coletivamente, partilhando de um diálogo em comum: a contínua busca por uma educação com qualidade, e esta só é possível permeando-se numa gestão educacional democrática, ou seja, com a participação de todos os que fazem os espaços escolares.

Características

ISBN 978-85-85168-02-5
Número de páginas 381
Edição 1 (2018)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

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Fale com o autor

Maria Aparecida Vieira de Melo e Ricardo Santos de Almeida

Doutora em Educação pela UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Unidade de Lotação: Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, na Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH/UFPE), Linha de Pesquisa 1 Educação em Direitos Humanos, Justiça e Cultura de Paz. Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN), e Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN). Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, na Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e na Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Associada e Diretora Pedagógica do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire). Representante Titular da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - CNAEJA, desde 2023.Interesses em: Direitos Humanos, Gestão e Políticas Educacionais, Educação do campo, Educação popular, Movimentos sociais, Processos educativos, Interdisciplinaridade, Formação de professores, Livros didáticos, EJA, Transdisciplinaridade, Estágio supervisionado, EaD, Pedagogia Social.

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