A Logística Reversa e sua relação com os avanços do Sistema de Gestão Ambiental

Por Silvana Bárbara Gonçalves da Silva

Recursos Naturais, Conservação Ambiental e Proteção, Natureza, Educação

Esta página foi vista 423 vezes desde 15/11/2021

Dentro do contexto da preocupação com as questões de proteção ao meio ambiente, destaca-se, entre outras, o tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Dentro desse contexto se apresenta a Logística Reversa (LR) e sua situação desafiadora, pois os canais reversos (de retorno) geralmente são menos eficazes do que os canais de distribuição. Dessa forma, é importante que essa situação seja alterada, pois há uma mudança na forma com que as pessoas estão se relacionando com os produtos que adquirem. A preocupação com a destinação dos resíduos sólidos, bem como as formas de reciclagem e reutilização desses materiais, se relaciona com os avanços dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e do desenvolvimento sustentável. Esta obra se trata de uma pesquisa que tem como objetivo justificar a relevância do tema dentro dos motes norteadores da sustentabilidade socioambiental. Nesse sentido, a Logística Reversa (LR) será apresentada de forma a se considerar sua importância dentro de três parâmetros da gestão ambiental, os quais são: evolução sociológica, avanços dos sistemas ambientais e dimensões da sustentabilidade.

Edição 1 (2021)

Silvana Bárbara Gonçalves da Silva

Graduada em Design de Produto e mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Internacional Uninter, doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atua profissionalmente na área de sustentabilidade e como professora. Em suas pesquisas acadêmicas, desenvolve projetos na área de economia circular, desenvolvimento de produtos e gestão de resíduos sólidos.

Como ativista de movimentos sociais, segue a vertente do Feminismo Negro. Seu trabalho nessa área é focado no alcance da visibilidade das pautas de gênero e raça, comunicação, atuação das mulheres na tecnologia e educação política.

Seu poema em forma de cordel "Enedina: sua história, sua luta" foi classificado no concurso nacional Novos Poetas - Poetize 2019.

É conteudista do curso EAD Igualdade e Inclusão Racial no Judiciário, ofertado para as servidoras e os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região (TRT9 - PR).

Tem interesse por tecnologia e inovação com foco social e no desenvolvimento sustentável.