A Nova política

Tudo sobre a Nova política no Brasil

Por Shóstenes da Silva Formiga

Política Social, Política Prática, Política Cultural, Não Ficção, Crítica Literária, Ciência Política

Esta página foi vista 336 vezes desde 20/04/2023

A expressão 'nova política' já está no discurso de muitos políticos que querem se apresentar de 'cara nova' ao eleitor.

• Mas a nova política é muito mais do que um discurso, é um posicionamento!

• Em estudos qualitativos, os cientistas do IPO -Instituto Pesquisas de Opinião questionaram eleitores de diversas cidades do Rio Grande do Sul sobre o significado da nova política.

• Afinal de contas, a nova política está associada a um comportamento (que pode vir de um político já conhecido) ou a uma imagem (ser uma cara nova na política)?

Para o eleitor, a nova política é, antes de tudo, um novo comportamento.

• Está associada à expectativa em relação a quem ele destina o voto.

• Para o eleitor, o conceito de nova política é repleto de esperança, de crença nas pessoas de bem.

• A maior parte dos eleitores acredita que há mais pessoas honestas do que desonestas e, para tanto, é necessário estabelecer novos critérios de seleção dos representantes a serem eleitos.

O eleitor não confia nos políticos, mas quer confiar em uma pessoa, quer depositar seu voto em quem não esteja associada às velhas práticas políticas, o que o eleitor chama de velha política:

• políticos que fazem conchavos, que visam ao seu próprio interesse, que não cumprem o prometido, são arrogantes e nem recebem o eleitor depois de eleitos.

Edição 1 (2023)

Shóstenes da Silva Formiga

Shóstenes da Silva Formiga é autor de várias obras de diversos Nichos, incluindo Empreendedorismo, produção e criação de conteúdo, marketing digital e mais recentemente, viajando com milhas. Ele mora na Paraíba (Brasil). Seu novo Livro, vivendo na Europa e Do Mil ao Milhão com pouco investimento, foram lançados em março de 2023.

Livros e E-books : https://abre.ai/shostenesebooks