A Polícia do Rio na República

Por Cyro Advincula da Silva

Não Ficção, Referência, Enciclopédia

Esta página foi vista 956 vezes desde 04/02/2021

Uma pequena e inédita História da Polícia Civil do Rio de Janeiro, na sua fase republicana, auxiliando a conhecer a trajetória da secular instituição durante o século XX, as suas principais intervenções na sociedade como órgão de segurança pública e defesa social, os serviços prestados à República e o processo de transformação durante o novo regime, quando os avanços da civilização direcionaram para a implantação de um organismo democrático, voltado para a proteção do cidadão.

Como polícia da antiga capital da República participou, em diversos níveis de envolvimento, dos fatos mais importantes da História do Brasil e beneficiou-se de significativo desenvolvimento da investigação policial e da polícia técnica, projetando o seu modelo para as coirmãs dos demais estados da federação.

Com o advento do Estado Novo veio o retrocesso para os progressos antes alcançados, com os direitos da cidadania cedendo espaço à segurança do estado. Após um breve lampejo democrático dos anos 50, a nova ditadura implantada desarticulou o sistema de segurança pública como instrumento eficiente de proteção cidadã. Tornou-se crescente a tendência de reforma do modelo policial brasileiro, na busca de uma organização de perfil protetor marcante, com acentuada integração no meio social onde desempenha indispensáveis e importantes funções.

Espera-se deste trabalho uma real contribuição para os estudiosos e interessados nos temas históricos e policiais.

ISBN 978-65-886-2508-8
Edição 1 (2021)
Tipo de papel Polen

Cyro Advincula da Silva

CYRO ADVINCULA DA SILVA

Nascido no Rio de Janeiro, bacharel em Direito de 1968, iniciou a vida profissional como advogado, ingressando em 1973 na Polícia Civil do Estado da Guanabara, através de concurso público para o cargo de delegado de polícia. Exerceu as suas funções em quase toda a estrutura da instituição. Estudioso da História, tornou-se Diretor do Museu da Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde permaneceu até 2018. Em decorrência das atividades culturais desenvolvidas na Polícia Civil e em outras áreas da cultura viu-se incentivado a escrever "A Polícia do Rio na República, 1889-1975", mostrando de forma inédita os principais momentos da instituição policial no período. Escreveu diversos artigos e participou de publicações de cunho histórico. Colaborou com o governo do Rio de Janeiro para a implantação da política de promoção dos direitos humanos, através do Conselho de Direitos Humanos do Estado. É detentor de medalhas e condecorações.