ANTERO, VINTE ANOS DEPOIS

Por RENNEÉ CARDOSO FONTENELE

Biografia, Biografia e Testemunho, Literatura Nacional, Editores, Jornalistas, Editores, Histórico, Literário

Esta página foi vista 1609 vezes desde 15/01/2021

“Antero, vinte anos depois” revela a vida e a obra de um dos expoentes da imprensa piauiense no século XX. Um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas de Parnaíba e também da Academia Parnaibana de Letras, Antero Cardoso Filho (1922-2000) fundou o jornal O Paladino, periódico de cunho literário. Expressivo articulista no meio jornalístico e intelectual parnaibano, escreveu ao célebre jornalista judeu Samuel Wainer, em 1953, apoiando-o. Crítico, Antero faz breves ponderações sobre o jornalismo e entidades culturais do seu tempo, além de descrever, com mão de mestre, os fatos marcantes que fundamentaram sua produção, legando escritos os mais importantes do ponto de vista jornalístico, histórico e literário. Passados vinte anos de sua morte, este volume, munido da mais completa documentação já reunida, apresenta o Antero jornalista, historiógrafo, ensaísta, cronista e, sobretudo, o homem, o pai, o avô e o amigo.

ISBN 978-65-001-6033-8
Edição 1 (2021)

RENNEÉ CARDOSO FONTENELE

Pós-graduado em Sociologia da Educação e Cultura, professor, escritor e pesquisador, Renneé Cardoso Fontenele é piauiense de Parnaíba, a cidade setecentista mais bela do estado do Piauí. Autor dos livros "Antero, vinte anos depois", cuja biografia revela a vida e a obra de um dos expoentes da imprensa piauiense no século XX, e "Das gerais e arquibancadas". Publicou também inúmeros trabalhos literários em livros, revistas, jornais, zines e sites, entre os quais "III Antologia Internacional Palavras no 3º Milênio" (SP); "Tramas" (SP); "Ventos do Sul" (SC); "Literatura e Arte" (ES). Mantém intercâmbio com leitores, jornalistas e escritores de várias regiões do Brasil e de Portugal e foi o editor do extinto zine Alcancarfi (Alternativo Cultural Antero Cardoso Filho). Desenvolve, há mais de dez anos, trabalhos relacionados à Assessoria de Comunicação, havendo trabalhado nos dois clubes de futebol profissional de Parnaíba: Parnahyba Sport Club (2011-2015) e Ferroviário Atlético Clube (2015-2019) e na Liga Parnaibana de Desportos.

Publicações relacionadas