Associação Brasileira de Imprensa

Por Jansen dos Santos Oliveira

Editores, Jornalistas, Editores, Advogados E Juízes, Direito, Biografia

Esta página foi vista 182 vezes desde 26/02/2024

"Associação Brasileira de Imprensa - Uma História Não Contada" desvenda os segredos e intricados caminhos que marcaram a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) durante um dos seus momentos conturbados de sua história interna. O texto transporta os leitores para os bastidores de uma disputa eleitoral que transcendia o campo jurídico, revelando paixões, desafios e reviravoltas.

No centro da trama, a chapa Vladimir Herzog, encabeçada por Domingos João Meirelles, Paulo Afonso Jeronimo e Jesus Chediak, enfrenta a longa influência política do então presidente Maurício Azêdo, já no terceiro mandato e há nove anos no comando da ABI. A contratação do autor, na qualidade de advogado, às vésperas do prazo final para inscrição da chapa, desencadeia uma busca judicial pela anulação de uma eleição que se desviou dos trilhos estatutários da entidade.

"Associação Brasileira de Imprensa - Uma História Não Contada" conduz os leitores para as assembleias vibrantes da Casa dos Jornalistas, onde debates fervilhantes muitas das vezes influenciavam os destinos da imprensa brasileira. Como um dedicado mosaicista, o autor tece histórias que emergem organicamente, contadas por jornalistas renomados e personagens que permeiam os corredores da ABI.

Nesta obra, o autor não se limita a narrar um caso jurídico, mas convida leitores de todas as áreas a explorar um capítulo fascinante e pouco explorado da história da imprensa. Em "Associação Brasileira de Imprensa - Uma História Não Contada", o leitor é guiado por um advogado imerso no universo dos jornalistas, atravessando o portal da centenária Casa das Liberdades e desvendando uma trama que vai além das páginas estatutárias, revelando bastidores da ABI.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Jansen dos Santos Oliveira

Jansen dos Santos Oliveira, advogado nascido no Rio de Janeiro em 1970, destaca-se em direito imobiliário, orfanológico e planejamento patrimonial sucessório. Representou o departamento jurídico da Associação Brasileira de Imprensa de 2014 a 2018. Além de sua carreira jurídica, é escritor, com textos e contos publicados em diversas plataformas, inclusive em seu site. Sua vida é marcada por um compromisso com a justiça e excelência profissional, revelando uma trajetória multifacetada que une habilidades jurídicas e literárias.