Batalhas navais no Mediterrâneo no século XVI

Por André Geraque Kiffer

Geografia E Historia, Games E Rpg, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 83 vezes desde 04/02/2024

Como principais características desse período na Guerra Naval destacamos que desde os tempos antigos, a guerra no mar tinha sido travada como em terra, com armas de choque, arcos e flechas sobre plataformas de madeira flutuantes em vez de campos de batalha. Os canhões no século XVI ainda eram considerados em posições fixas, com a intenção de serem disparados de forma independente, em vez de em tiros combinados. Somente a partir da década de 1590 começaram a desenvolver a técnica dos tiros a comando em conjunto ou “broadside” e a tática das “linhas de batalha”. Apoiado no resumo das batalhas, procuro analisar e destacar os fatores decisivos, antes de simular hipóteses “e se...” alternativas por meio de um jogo de tabuleiro. Nas simulações das batalhas navais utilizarei adaptações combinadas entre os jogos de tabuleiro “War Galley” e “Flying Colors” da GMT Games, assim caracterizando bem ter sido um século de transição entre os navios a remo para os navios a vela durante o desenvolvimento da guerra naval no século XVI. Durante a análise e a simulação das guerras, campanhas e batalhas sempre que for aplicável, farei uso dos meus conceitos sobre a Arte e a Ciência da Guerra combinada com o jogo de Xadrez.

Edição 1 (2020)

André Geraque Kiffer

Coronel do Exército.

Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras, Resende - RJ (1982).

Doutor em Ciências Militares, pós-graduação universitária stricto sensu, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro - RJ (1999-2000).

MBA Executivo, pós-graduação lato sensu, pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - RJ (2008).

Metodologia da Pesquisa em Ciências Militares, pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - RJ (2009).

Bacharel em História pela Universidade Estácio (2019).

Casado com Leila Cristina de Paiva Kiffer, com quem tem dois filhos, Vitor de Paiva Kiffer e Eduardo de Paiva Kiffer.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/GeraqueKiffer