Carnaval Tibagiano

Por Neri Assumpção

Esportes E Lazer, Entretenimento

Esta página foi vista 267 vezes desde 04/10/2021

O livro trás relatos da história do Carnaval na cidade paranaense de Tibagi, onde considera-se o melhor carnaval do inteiro do estado. Inicialmente o carnaval local era realizado em Clubes. Sendo o Clube Tibagiano e o Clube

Estrela da Manhã. Mais tarde com a diminuição do público nos clubes a Prefeitura Municipal passou a realizar o Carmaval sob Tenda, marcando assim um novo recomeço das festividades carnavalescas. O Carnaval da cidade então recebeu o nome de Tibagito, nome que posteriormente foi abandonado pelos seus organizadores. O Carnaval sob Tenda e os tradicionais desfiles de escola de samba e o Corso, sempre foram realizado e prestigiados pela população e centenas de visitantes que vinham passar as cinco noites na cidade. Foi então deixado de realizar o tradicional desfile, encerrando assim as escolas de sampa existentes na cidade, ficando apenas os grupos de foliões que desfilam com seus carros decorados no dia do Corso. Apesar das mudanças o Carnaval de Tibagi, foi realizado interruptamente, até a chegada da Pandemia do Corona Virus quando pela primeira vez em sua história deixou-se de realizar esse que é um dos tradicionais eventos do calendário municipal.

Edição 1 (2021)
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Neri Assumpção

Mauricio Chizini Barreto, 47 anos, formado em Técnico em Gestão Publica, Bacharel em Ciências Contábeis e Pos-graduado em Educação Especial. Técnico em Transações imobiliárias. Trabalha a 23 anos como servidor publico municipal de Tibagi. Exerceu na carreia publica funções com Auxiliar de Cadastro Rural, de Recursos Humanos e Gerente da Agencia do Trabalhador. Agente de Desenvolvimento dos programas Banco Social de microcrédito e do Programa de Desenvolvimento do SEBRAE. Foi presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, da ONG Ambiental Patrulha Ecológica, do Conselho Municipal do Trabalho e do Comitê de Acompanhamento e Implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Possui diversos trabalhos escritos entre eles contos e poesias. Teve trabalhos premiados, e escolhidos, em publicações coletivas. Atualmente trabalha com assessoramento de Associativismo e Cooperativismo, Presidente do Sindicato Rural de Tibagi e Secretario Executivo dos Conselhos Municipais.