Cidadania e Territorialidade Periférica

a Luta pelo Direito à Cidade na Comunidade do Calabar em Salvador, Bahia, Brasil

Por Raique Lucas de Jesus Correia

Geografia Humana, Estudo Das Minorias, Geografia E Historia, Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 35 vezes desde 19/04/2024

A preponderância do modo de produção capitalista do espaço sobre os processos urbanos é um dos principais fatores na estruturação das desigualdades socioespaciais nas metrópoles contemporâneas. Esse processo, no entanto, vem acompanhado de um movimento contra-hegemônico que irrompe nas zonas excluídas das cidades, sobretudo, a partir da atuação de movimentos sociais e coletivos políticos organizados por moradores periféricos. Diante desse panorama, a presente pesquisa buscou compreender, a partir das vivências de um grupo de moradores da comunidade do Calabar em Salvador-BA, os sentidos e significados implicados na luta política desta comunidade pela efetivação do direito à cidade e fortalecimento do exercício da cidadania em um contexto urbano periférico. Para tanto, a presente pesquisa percorreu quatro etapas específicas: i) realizar um levantamento bibliográfico para compreender o fenômeno da segregação socioespacial partindo do conceito de “localização” como componente articulador e relacional da hierarquia intraurbana; ii) proceder a um exame crítico da cidadania como categoria territorial, de modo a estabelecer aproximações teóricas e metodológicas entre o campo da geografia e do direito; iii) delimitar a discussão em torno da ideia de “direito à cidade”, consubstanciando a luta social empreendida pelos novos “sujeitos coletivos de direito” como paradigma dos processos de transformação social e urbana, conforme a práxis de “O Direito Achado na Rua”; iv) realizar uma investigação empírica sobre a comunidade do Calabar em Salvador-BA, entrevistando moradores envolvidos com a militância política local e levantando informações históricas sobre o surgimento da comunidade no contexto de urbanização da cidade. Ao longo desse percurso, foram utilizados diferentes métodos e técnicas de coleta e análise de dados, sendo, primordialmente: i) revisão bibliográfica para levantamento das informações, teorias e conceitos que embasam a presente pesquisa; ii) entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado para coleta de dados empíricos; iii) Análise de Discurso (AD) como método de sistematização e interpretação dos resultados. Ao final, pôde-se evidenciar a importância da luta dos moradores do Calabar para um redimensionamento a propósito da noção estrita de cidadania, deslocando-a de uma compreensão estática para uma concepção viva, enriquecida pelos movimentos contínuos, permanentes, de (re)apropriação territorial e reivindicação do direito à cidade.

Edição 1 (2024)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido

Raique Lucas de Jesus Correia

Raique Lucas de Jesus Correia nasceu em 24 de abril de 1998 na cidade de Santo Antônio de Jesus, interior do estado da Bahia. Aos 17 anos mudou-se para a capital, Salvador, onde concluiu o curso de Direito (UNISBA) e ingressou no mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS). Em 2020 deu início ao projeto “Almanaque Jurídico Armorial”, de modo a fomentar pesquisas em "Direito e Literatura" a partir da obra de Ariano Suassuna e do Movimento Armorial. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Epistemes da Cidadania (GPPEC/UNIFACS/CNPq), tendo diversos artigos publicados em periódicos científicos e em jornais/revistas jurídicas, além de capítulos em coletâneas e outras produções relevantes.