Cultura Afro-Brasileira

Por Pedro Almeida Nascimento

Cor, Comercial, Não Ficção, Literatura Nacional, Artes

Esta página foi vista 631 vezes desde 27/06/2023

Cultura Afro-Brasileira Uma Possibilidade de Superação do Preconceito.

Consideramos que o ser humano tende a se melhorar com as experiências e aprendizagens recorrentes em sua trajetória, no entanto, o racismo e o preconceito ainda preconizam inúmeros sofrimentos. Na sociedade, inclusive no ambiente escolar, carece de maiores esforços para construir a percepção igualitária da identidade negra, componente basilar e irrefutável do povo brasileiro. Por outro lado, constata-se a realidade dura da reprodução do preconceito, isto é, a repetição dos equívocos histórico-sociais na ponta do chicote da negativação da identidade negra na sociedade, quando a pessoa preta é obrigada, por forças das circunstâncias estruturais, a continuar carregando, tal qual seus antepassados, a carga pesada de sua sobrevivência atribulada.

O que fazer quando o caminho percorrido parece não levar ao destino desejado? Como retomar o caminho quando retornar à origem não é possível?

Este livro é o resultado de pesquisa e estudo de campo em um município brasileiro, cuja realidade social não é tão diferente de nenhum outro lugar deste país, onde as chagas do preconceito racial, e tantas outras, reproduzem os males e os sofrimentos de uma sociedade muito desigual, por isso, injusta. Seu objetivo não é traçar algum caminho a ser seguido, mas apontar um olhar crítico no sentido da superação do racismo estrutural e da segregação social.

ISBN 978-65-266-0671-1
Edição 1 (2023)