DA FILOSOFIA DA GEOGRAFIA À PRÁXIS SOCIAL

o território alagoano como base para pensar e fazer geografia!

Por Reinaldo Sousa

Geografia Humana, Demografia, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 346 vezes desde 02/03/2022

Pensar a realidade – mundo a partir dos pressupostos teóricos da geografia é um dos principais objetivos deste coletivo. Dar à ciência geográfica um status de ciência da práxis, analisando o espaço geográfico alagoano a partir de uma filosofia própria, de uma filosofia da geografia, de uma metageografia, como diria Santos, é o compromisso desta obra. Os trabalhos aqui reunidos propõem, pois, cada um à sua maneira, contribuir para a compreensão do real. Fortemente amparados por um referencial teórico próprio da geografia, buscou-se não só compreender a realidade socioespacial de Alagoas, como propor uma forma alternativa de se enxergar a realidade: um olhar pelo prisma da práxis social.

Edição 1 (2018)

Reinaldo Sousa

O Professor Reinaldo Sousa é Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. É Professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, onde coordena o Grupo de Estudos Territoriais - GETERRI.