Dados de Turismo no Rio Grande do Sul

Um retrato sobre a Economia de Turismo do Estado

Por Antônio Pedro da Costa e Silva Lima

Tomada De Decisão E Resolução De Problemas, Hotéis, Pousadas, Etc, Condições Econômicas, Turismo, Economia, Administração

Esta página foi vista 228 vezes desde 07/10/2023

Este livro pretende apresentar dados sobre a Economia de Turismo do Rio Grande do Sul. Os dados referentes às atividades características de turismo do Estado estão dispersos em diversos materiais. Assim sendo, busca-se, com esta publicação, apresentar, de forma conjunta e coordenada as principais informações referentes ao setor de turismo do Rio Grande do Sul, com vistas a auxiliar empreendedores e agentes públicos nos seus processos de tomada de decisão. Com isso, o livro versará sobre o cenário de turismo de 2023 e desenvolverá uma visão sobre os principais dados do setor nos últimos anos, por meio de algumas seções: cenário econômico mundial e nacional; cenário econômico do Rio Grande do Sul; o turismo no contexto internacional; o turismo no Brasil; o turismo no Rio Grande do Sul; dados recentes sobre a economia de turismo no Estado; e o turismo nas pequenas e médias cidades do Rio Grande do Sul.

ISBN 978-65-266-1041-1
Edição 1 (2023)

Antônio Pedro da Costa e Silva Lima

Economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Cientista Político pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e doutorando pelo Instituto de Economia da UFRJ. Especializações realizadas em instituições como: Universidade de Montreal, UNCTAD, Universidade da California, Yale, Universidade da Pensilvânia e Harvard. Atuou nas áreas financeiras da Ipiranga e Energisa, além de ter trabalhado como pesquisador de inovação na UFRJ em projetos de P&D e pesquisas no Laboratório de Simulação de Cenários da Escola de Guerra Naval e no Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). Auxiliou na estruturação de áreas de inovação na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), nos quais teve atuação de, respectivamente, analista sênior de projetos especiais e analista de projetos. Reestruturou o Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, em que atua como coordenador. Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Convidado para dar palestras na UFF, UFRJ, EGN, Fundação Bradesco, entre outras instituições. Foi professor tutor para cursos de graduação no Instituto de Economia da UFRJ. Autor de artigos publicados em revistas nacionais e em congressos nacionais e internacionais sobre inovação e energia. Economista efetivo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.