Direito e Bíblia

Minutos
Segundos
Aproveite!

Direito e Religião, genealogicamente, têm a função de interdição. Logo, na medida em que se utilizam da linguagem como referencial simbólico, são instrumentos de dominação e de opressão. Paralelo a isso, é esse veículo de comunicação, outrossim, que reduz a criminalidade e o ato ilícito, instituindo uma moral social. A relação teopolítica está montada na confiança, ou seja, na crença de que as promessas mitológicas serão cumpridas, o que imprime aceitação da obediência, sem a qual aumentariam os variados graus de violência.

O abuso de poder teopolítico indignifica o oprimido que, em nome do amor, é utilizado para promover o ódio, estopim das guerras santas, patrocinadas pelas cruzadas medievais e hodiernas. Pelo “amai-vos uns aos outros”, certamente, não deve ser afastado o conhecimento crítico, exigente de um comportamento subjetivo de religiosidade, que não se adequa à submissão aos assaltos financeiros às ovelhas que, por opressão, cedem à vitimologia do pertencimento ou ao do sujeito-suposto-saber.

O amor cura todas as coisas. Porém, precisa ser manejado com obras, ainda que impostas pelo Estado, pois, só assim a solidariedade deixará de ser meramente romântica, transferindo-se para o arraial do “outro”.

Este livro é a chave para a compreensão sobre como a Bíblia influencia o Direito e as relações de poder na sociedade contemporânea.

ISBN 9786598101909
Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Couche 90g

Daniel Costa Rodrigues

Advogado e Professor. Natural da Cidade de Pirassununga-SP, onde já exerceu o cargo de Procurador Geral Municipal.

Doutor em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, onde posteriormente lecionou como titular na cadeira de Direito Administrativo. Também ministrou seu escólio nas Faculdades de Direito de São João da Boa Vista e de Engenharia de Agrimensura, em Pirassununga, sendo que nesta ministrou aulas de Direitos Constitucional e Administrativo no Curso de Pós-Graduação em Segurança do Trabalho.

Bacharelou-se, ainda, em Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciência Religiosa Integrada e Psicanálise, pelo CEFAS, de Campinas/SP.

Em nível de Pós-Graduação lato sensu cursou Direito Penal e Criminologia na Pontifícia Universidade Católica, unidade de Campinas.

Por meio de concurso público, ingressou no Magistério Superior do Ministério da Aeronáutica, com cadeira na Academia da Força Aérea, onde se dedicou à formação de Oficiais, e também na Faculdade de Direito de Catanduva, Instituição Municipal de ensino superior em que lecionou Direito Administrativo. Em ambos os certames foi aprovado em primeiro lugar.

É autor do livro “Segurança Constitucional Tributária no Sistema Positivo Brasileiro” e coautor da obra “Reflexões da Mulher Advogada”, contribuindo com o artigo “A discriminação da mulher e do negro na Administração Pública”.