Dominando PL/SQL por meio de ilustrações

Dos Fundamentos de Aprendizagem ao Desenvolvendo blocos PL/SQL eficientes

Por Jideon francisco marques

Sistemas De Transmissão De Dados, Processamento De Dados, Computação Gráfica, Informática, Didáticos

Esta página foi vista 236 vezes desde 11/10/2022

PL/SQL significa extensões de linguagem de procedimento para a linguagem de consulta estruturada. O PL/SQL pode ser facilmente integrado ao SQL, que é a linguagem de banco de dados mais popular. O PL/SQL adiciona construções procedurais ao SQL para superar as limitações do SQL e é completamente portátil. PL/SQL agora é uma tecnologia presente na maioria dos servidores e produtos Oracle.

O livro cobre extensivamente os fundamentos e tópicos avançados em PL/SQL, o que o torna uma leitura exclusiva tanto para iniciantes quanto para desenvolvedores/administradores de banco de dados que desejam dominar PL/SQL. A melhor parte do livro é que ele contém exemplos práticos para cada conceito em PL/SQL. Blocos PL/SQL ilustrativos usando tabelas de banco de dados também foram fornecidos no livro.

Capítulos 1cobre os fundamentos da PL/SQL em detalhes.Capítulos 2e3fornece uma descrição detalhada de instruções de controle e diferentes tipos de loops em PL/SQL com várias ilustrações.Capítulo 4fornece uma descrição vívida de CURSORS em loops PL/SQL e CURSOR FOR. O processamento de cursores explícitos e implícitos foi descrito. A função dos atributos do cursor foi ilustrada por meio de vários blocos PL/SQL usando tabelas de banco de dados. Diferentes tipos de cursores REF também foram ilustrados.

Dentrocapítulo 5foi explicado como gerar exceções, reativar exceções e gerar exceção por meio de blocos PL/SQL usando tabelas de banco de dados. Exceções predefinidas também foram discutidas neste capítulo. RAISE_APPLICATION_ERROR para exibir mensagens de erro definidas pelo usuário com números de erro e associar um nome ao erro definido pelo Oracle usando PRAGMA EXCEPTION_INIT foi descrito em detalhes.Capítulos 6e7cobrir subprogramas em profundidade. A criação de Funções, Procedimentos e os blocos de invocação correspondentes foram ilustrados. Além disso, diferentes notações de chamada em Funções e Procedimentos também foram explicadas com exemplos.

Capítulo 8fornece detalhes completos da criação de Triggers antes ou depois de uma operação DML INSERT, UPDATE ou DELETE nas tabelas do banco de dados.Capítulo 9ilustra a criação de pacotes, criação do corpo do pacote e execução usando tabelas de banco de dados. Coleções em PL/SQL foram descritas em profundidade emcapítulo 10com vários exemplos para criar tabela INDEX-BY, tabela NESTED e VARRAYS. A criação da tabela INDEX-BY da tabela INDEX-BY e da tabela INDEX-BY da tabela NESTED também foi explicada através de blocos PL/SQL.

Apêndice Ifornece as etapas para solicitar um espaço de trabalho no Oracle APEX e para executar um bloco PL/SQL.Apêndice IIfornece a descrição de sete bancos de dados e suas tabelas correspondentes. Este apêndice também fornece os dados de amostra para cada uma das tabelas do banco de dados.Apêndice IIIfornece os comandos para criação de tabelas de banco de dados e inserção de registros de amostra em cada uma das tabelas.

O livro é resultado da longa experiência do autor em ministrar cursos no IIT Delhi e especialmente o curso de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados. As contribuições de pesquisa do autor agregaram valor a este manuscrito.

Edição 1 (2022)