Dotes Curativos

Por Caio Fernando Nicolette

Romance, Fantasmas, Fantasia, Literatura Nacional, Ficção, Drama

Esta página foi vista 453 vezes desde 11/08/2023

Embora não seja muito extensa, Dotes Curativos é uma história marcante. O enredo foi pensado da maneira mais inocente que se possa imaginar, em meados de 2002, quando visitei pela primeira vez a Fundação Amaral Carvalho, no interior de São Paulo. Aqui, um empresário rico e famoso descobre um câncer terminal. Ao mesmo tempo em que é solteiro e não possui filhos, não tem para quem deixar seu patrimônio. Seu nome é Carlos. Ele entra em profunda depressão, temendo a morte e o que poderá encontrar após a passagem. É um homem amargo, muito apegado aos bens materiais. Logo, descrente de sentimentos ou relações verdadeiras entre seres humanos.

Eis que em seu caminho surge Iemurá, um índio misterioso, que o acolhe em um momento de necessidade. O xamã então prepara um misterioso chá, a partir de pequenas plantas incomuns cultivadas exclusivamente dentro de sua morada, um local inóspito e oculto no coração de uma mata fechada. Mesmo relutante, Carlos acaba consumindo a bebida. É então arrebatado por um amontoado de visões alucinógenas que misturam sonhos e realidade. Ao despertar, o homem está revitalizado. E 100% livre do câncer que se alastrara por seu corpo! Carlos fica fascinado pelos dotes curativos daquelas plantas, ao mesmo tempo em que cresce em si uma ambição desenfreada: Carlos não terá tempo de agradecer pela cura. Todos os pequenos brotos de bons sentimentos que começavam a nascer são imediatamente massacrados pela necessidade de roubar as plantas de Iemurá, não deixando nenhuma. Carlos passa a reproduzi-las em numerosas estufas.

Meses depois, Carlos tornou-se multimilionário, oferecendo ao mundo uma cura revolucionaria contra o câncer, e uma verdadeira crise de desemprego a todos os profissionais de fundações e hospitais cancerígenos. Um ano depois, o câncer não é mais preocupante do que um simples resfriado. Mas o preço do remédio começa a crescer sem parar. Em determinado momento, Iemurá irá ressurgir novamente na vida de Carlos, trazendo uma infeliz novidade: Está com câncer. Mas, infelizmente, Iemurá não pode pagar pelo tratamento que um dia ofereceu de graça.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

Caio Fernando Nicolette

Eu sou Caio Fernando Nicolette. Nasci em Jaú, interior de São Paulo. Escrevo desde os 8 anos de idade, meu gênero é romance. Minhas histórias costumam misturar experiências pessoais com enredos fantasiosos. Mas todas tem um mesmo alicerce, uma mesma origem: Dor. Algumas vezes ao me machucar, costumavam perguntar como estava a dor. Afinal, dormência seria pior. Inevitavelmente, eu acabava relacionando e de certa forma medindo, feridas corpóreas com feridas espirituais. Tudo bem que, dependendo de quem você é, explodir de felicidade ou desmoronar de tristeza é indiferente, equiparável ao voo de um inseto.

Ainda assim, vagando dentro dos quartos que eu abrigo entre uma angústia e uma alegria, eu costumava inspecionar de forma clínica certas mágoas, como se elas fossem físicas: como está a dor? Ainda dói? Nestes casos, será que dormência seria realmente pior, no sentido de conseguir esquecer? Meu problema com este tipo de ferida invisível é que ela não é palpável; Não se trata do que causaram a mim, mas do que sou sentenciado a responder de volta, enquanto a dormência não chega. Logo, eu estive ou estou respondendo de volta, na forma de histórias.

Através do Clube de Autores, as pessoas poderão conhecer um pouquinho do meu trabalho literário; Algumas histórias seguem em desenvolvimento, e só serão publicadas quando estiverem 100% finalizadas, o que significa também revisar página por página - Muitas vezes identifico que escrevi algo que não era exatamente o que gostaria de passar.