Educação Ambiental: Marcos Epistêmicos

Por Elói Martins Senhoras (organizador)

Código do livro: 479121

Categorias

Recursos Naturais, Conservação Ambiental e Proteção, Natureza, Educação, Ciências Humanas E Sociais

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Sinopse

A Educação Ambiental trata-se de uma área de ensino que mesmo não sendo nova, apresenta um ciclo de vida com um claro processo de crescimento exponencial na curta duração em razão dos impactos cumulativos em escala e escopo no planeta, advindos de uma massiva estruturação das infraestruturas produtivas e de consumo do Capitalismo desde o século XV e intensificadas por quatro gerações de Revoluções Industriais entre os séculos XVIII e XXI.

Reflexiva às transformações do meio ambiente e da própria sociedade na longa duração, a Educação Ambiental se transformou, a partir de meados do século XX, em um destacado campo epistêmico no qual diferentes atores e projetos políticos e científicos emergiram projetando novas formas de pensamento e ação, fundamentadas em agendas nem sempre convergentes, mas que resultaram na emergência de debates sobre conservacionismo, protecionismo e desenvolvimento sustentável.

Partindo desta contextualização histórica, o presente livro, intitulado surge no cenário de língua portuguesa para corroborar com os esforços epistêmicos de construção da Educação Ambiental como um campo de práxis ambiental, promovendo discussões, valores e novas ideias e que por conseguinte repercutam na difusão de novos comportamentos perante o meio ambiente no plano material das ações humanas individuais e coletivas.

O trabalho desenvolvido neste livro é o resultado de uma colaboração desenvolvida em quatro macrorregiões brasileiras – Norte, Nordeste, Sul e Sudeste – por um conjunto de 21 profissionais que é oriundo de instituições públicas e privadas de ensino superior e que está comprometido com a construção de uma práxis na Educação Ambiental brasileira, alicerçada em um paradigma reflexivo e socioconstrutivista para novas agendas e ações.

Estruturada em nove capítulos, a presente obra se fundamenta em um paradigma eclético de marcos teóricos e recortes metodológicos, advindo essencialmente de uma dialógica convergência nos debates entre os campos de estudos das Ciências da Educação e das Ciências Ambientais, na qual a Educação Ambiental emerge permeada por hibridações analítico-conceituais e por uma abordagem permeada pela multidisciplinaridade.

Com base nas discussões e resultados obtidos nesta obra, uma rica construção epistêmica é fornecida a um potencial amplo público leitor, fundamentada em relevantes análises de estudos de casos que corroboram teórica e empiricamente para a produção de novas informações e conhecimentos estratégicos de Educação Ambiental, preenchendo assim uma lacuna exploratória na literatura, por meio de uma linguagem didática e desprovida de jargões e tecnicismos.

Características

ISBN 9786599835582
Número de páginas 263
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Couche 150g
Idioma Português

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Elói Martins Senhoras (organizador)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

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