Escandescências: crônicas reunidas

Por s. barreto

Sociologia Da Religião, Letras, Antiga E Clássica, Literatura Estrangeira, Crítica Literária, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 477 vezes desde 19/04/2023

O aludido livro é composto por mais de uma centena de curtos escritos ao longo de 2006 a 2023, a saber como uma espécie de “acerto de contas” com o passado. Quanto ao conteúdo, pode-se afirmar que são resultado de uma imersão profunda do autor sob o seu longo e íntimo laboratório pessoal. Em suma tratam-se, pois, de uma compilação de registros (alguns autobiográficos) dos mais variados estilos e conteúdos e por esse motivo não arrisca-se dizer que são todas crônicas no sentido estrito e teórico da palavra. Algumas sim podem se encaixar integralmente ou parcialmente no estilo descrito; mas pode-se afirmar que estão mais inclinados para opiniões, inflamações, impressões, ensaios, espantos que tratam de esportes e esportistas, vida literária, questões sociais, antepassados, memórias, vida cristã, cultura, críticas, experiências, viagens... alguns dos quais já tiveram a honra de serem publicados em antologias, coletâneas, jornais, revistas, sites, encartes; submetidos outros mais a concursos literários alçando até – alguns deles – algumas boas colocações.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

s. barreto

SAULO BARRETO Lima Fernandes é natural de Teresina/PI tendo nascido em maio do ano de 1983. De hábitos simples gosta de correr, assistir documentários, ouvir música clássica barroca e aprecia uma boa macarronada à carbonara. Reside, atualmente, na ilha de São Luís no Maranhão onde bacharelou-se em Direito, pela Universidade CEUMA, tendo sido aprovado no XXI Exame de Ordem. Anos depois, torna-se também, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pela CENFORP/MA. Concluiu, ainda, presencialmente, em 2018, o Curso Cristão RHEMA - Centro de Treinamento Bíblico (2 anos). Amante do conhecimento e cônscio de que nada sabe, cursa atualmente o 3° período do curso de História na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Iniciou sua vida pública estagiando e trabalhando na Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED e hoje atua fazendo parte do quadro público federal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Recentemente, alguns de seus livros foram aceitos para compor o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, além de ser um dos agraciados com a “Medalha 180 anos Brigadeiro Tibúrcio”. Saulo já configurou como organizador, autor e coautor em mais de uma dezena de obras. 1° Secretário da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão - SCL/MA, atualmente é um dos grandes estudiosos e responsáveis pelo resgate e reedições das obras de seu mais ilustre consanguíneo - o poeta crateuense José Coriolano (1829 - 1869). No prelo, organiza e comenta um livro de prosa com mais 6 poesias inéditas do referido poeta.