Identidades Dialogadas

Por Roseli Bernardo Silva dos Santos (organizadora)

Antropologia, Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 277 vezes desde 23/11/2023

O presente livro tem como princípio ressignificar a questão identitária em diferentes olhares para o campo etnicidade, educação e saúde. A perspectiva é de pensar no sujeito estabelecendo relações com o corpo e o contexto social e político. Neste sentido, enfocamos com maior relevância os elementos culturais, processos de reconhecimento e pertencimento para que se fortaleçam as políticas públicas para as diferenças. É fundamental expressar neste trabalho o enfoque dos elementos constitutivos no que se refere aos povos indígenas.

Fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido a várias mãos por um conjunto de seis pesquisadores, esta obra foi estruturada em oito capítulos que versam sobre estudos de casos que combinam teoria e empiria a partir de um rico pluralismo teórico-metodológico que é caracterizado pelo rigor científico sem perder a simplicidade de escrita para propiciar um didático acesso a um amplo público de potenciais leitores.

Nosso propósito é contribuir para que o leitor busque se apropriar dos conceitos e adquirir novas percepções das realidades locais ou regionais que demarcam as identidades sociais ou étnicas. Elucida sobre uma análise que transita pela experiência sensível de um contexto cultural na dimensão de gênero e os desafios dos povos originários nos contextos urbanos. A atenção sobre as questões identitárias e a invisibilidade da diferença é retratada no sistema de saúde que ainda necessita de políticas mais estruturadas para compreender a diversidade.

As observações no cotidiano e relação com as bases teóricas e políticas de estado se fazem necessárias para garantir os direitos e estabelecer o reconhecimento das diferenças, embora seja resultado de um processo de luta das diversidades sociais ou culturais. O reconhecimento requer transformações principalmente no campo educacional e jurídico.

Os enfoques históricos, constituem um arranjo para que se perceba sobre os projetos coloniais na invenção de identidades transitadas pelo estado nação representadas pelos símbolos as quais historicamente são internalizados pela ideia de pertencimento das diferentes massas na sociedade. A abordagem enfocada neste percurso as especificidades humanas em diferentes contextos tendo em vista, as concepções de mundo e de homem como sujeito de transformação social. A apreciação dos escritos permite ao leitor estabelecer uma relação dialética sobre os avanços científicos, para dialogar na esfera do interculturalismo como conceito acadêmico para constituir a crítica sociológica.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g

Roseli Bernardo Silva dos Santos (organizadora)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br