O Futuro Tecnológico com Sistemas Embarcados - Arduino

Por Edson Carlos Baptista

Lógica, Engenharia Da Computação, Informática, Ciências Exatas

Esta página foi vista 183 vezes desde 22/09/2023

Estamos vivenciando nos últimos anos mais uma transformação tecnológica, envolvendo muitas áreas em nossas vidas. Os chamados de Sistemas Embarcados são os protagonistas desta nova transformação. Nos mais diversos equipamentos eletrônicos podemos encontrar esses sistemas, que buscam impulsionar um avanço da era moderna da sociedade.

Os Sistemas Embarcados desempenham funções específicas dentro de um determinado assunto correspondente.

Este tipo de sistemas desempenham um papel importante em diversas áreas de conhecimento como: carros autônomos, drones, entre outros setores da indústria, agropecuária, comércio e até mesmos no nosso lazer.

Muitos desafios e oportunidades surgem para aplicar esta tecnologia que nos permite viajar por esta aventura que é programar para sistemas embarcados.

Aventura esta empolgante e divertida que nos faz pensar e entender que podemos de diversas formas contribuir para melhorias na sociedade.

Uma outra vertente que podemos aplicar esta tecnologia é na Educação, com o objetivo de transformar o aprendizado de uma forma interativa com o público-alvo.

Em busca de uma metodologia ativa para ser aplicada como ensino e aprendizagem, podemos buscar soluções tecnológicas, frente ao cenário atual da Educação, revolucionando o ensino no que diz respeito a promover a educação de uma forma lúdica, incentivando os estudantes a se engagarem em pesquisas para aprimorarem os conhecimentos adquiridos com esta ferramenta fantástica.

Edição 1 (2023)

Edson Carlos Baptista

Analista de Sistemas formado pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Pós Graduado em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Licenciado em Informática pela Fatec. Pedagogia Plena, Educação Infantil e Gestão Escolar pela Universidade Anhanguera Uniderp.

Professor de Informática - Escola Técnica Deputado Salim Sedeh - Centro Paula Souza. Analista de Micro Informática e Coordenador Pedagógico na Associação de Educação do Homem de Amanhã.