O Guia Completo de Fazer Nó Nós internos, externos e de navegação

Por Jideon francisco marques

Código do livro: 536735

Categorias

Ferramentas Manuais, Faça Você Mesmo, Equipamentos, Aparelhos E Suprimentos, Transporte, Casa E Lar

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 422 vezes desde 29/03/2023
Versão
ebook
R$ 52,51
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 52,51
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

Introdução

Os nós são parte integrante da vida de todos nós, seu uso geralmente começa quando uma criança começa a jogar jogos básicos com barbante e depois se desenvolve quando aprende a amarrar os cadarços. Usamos nós em muitas áreas da vida cotidiana, embora muitas pessoas tenham dificuldade em construir corretamente até mesmo os nós mais básicos. Do muito simples e prático meio nó ou nó quadrado a nós decorativos intrincados e muito sofisticados usados em costura, bordados e trabalhos em couro. Os nós são usados de uma forma ou de outra para unir ou prender objetos em muitas partes da casa, jardim, oficina e escritório. Todos os tipos de pessoas em todos os níveis, de donas de casa a cirurgiões, executivos, fazendeiros, lojistas, professores, construtores, engenheiros e marinheiros, todos usam e fazem nós.

A evidência mais antiga encontrada de pessoas usando nós data de cerca de 500.000 anos atrás, na forma de pedras esféricas, estas, acredita-se, foram provavelmente usadas como pesos de bola ao caçar e devem ter sido presas ou amarradas de alguma forma (ou seja, nós ). Outra evidência de nós primitivos vem de 300.000 anos atrás, com a descoberta de objetos perfurados, como contas e pingentes datados dessa época. Devido à natureza orgânica e, portanto, biodegradável da corda real, corda ou cordoalha usada (cabelos, lã, tendões, peles e fibras vegetais e similares) nenhum espécime foi encontrado ainda.

Como sabem os entusiastas da vida selvagem, os gorilas selvagens que nunca estiveram perto do homem são capazes de fazer e usar nós completos, como nós de “vovó” e “de recife”. Isso sugere que o uso e a descoberta de nós funcionais são anteriores ao uso do fogo e da roda, basicamente, a amarração de nós começou antes do início da evolução do homem moderno.

Arcos e flechas bem preservados da área paleolítica de cerca de 24.000 aC foram encontrados, feitos com cordame, presos com nós e também da mesma época, arqueólogos encontraram estatuetas bem preservadas que mostram cintos feitos com cordas amarradas com nós, o que sugere que uma variedade nós eram conhecidos durante este período de tempo.

Além de seus usos puramente funcionais, os nós desde os tempos antigos foram usados como uma parte importante das artes da magia, medicina e uma grande variedade de atividades religiosas. Existem muitas culturas que usaram desenhos de nós intrincados para registrar sua história, contar histórias e para contagem ou matemática, bem como para fins puramente decorativos.

Um bom nó bem feito pode salvar sua vida se você estiver em uma situação de sobrevivência, durante um resgate ou ao prestar primeiros socorros. O conhecimento dos nós é essencial ao amarrar uma carga, rebocar, escalar, levantar pesos ou trabalhar sobre a água, pois um nó mal feito ou mal feito pode ser perigoso, pois os nós podem escorregar ou se desfazer causando acidentes.

Os nós podem ser feitos de várias maneiras diferentes; eles são frequentemente usados para conectar 2 ou mais itens juntos de uma variedade infinita de diferentes tipos de barbantes, fios, barbantes, cordas, arames e correntes, feitos de itens naturais como algodão, lã, cabelo, catgut, seda, cânhamo, linho , peles de animais (tangas), bem como muitos produtos feitos pelo homem, como nylon, poliéster e metais como cobre, alumínio, aço, prata, ouro e outros metais preciosos.

Cada cultura tem sua própria seleção ou tipos de nós que foram usados e transmitidos de geração em geração. Um nó bem feito costuma ser considerado uma verdadeira obra de arte. Alguns nós têm nomes incomuns, como "laço do carrasco" ou "engate do carroceiro" (muitas pessoas o conhecem como nó de caminhão ou caminhoneiro), esses nomes dão a você um vislumbre da história do nó e de como eles surgiram. Eles podem ser usados com uma corda para algemar um ladrão, laçar um boi ou fazer uma escada, consertar ou fabricar roupas e roupas de cama.

Características

Número de páginas 90
Edição 1 (2023)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários