O LEGADO DOS MESTRES VOL. 6

Por ALMIR FLORIANO

Cinematografia, Arte Folclórica, Fotografia, Artes

Esta página foi vista 768 vezes desde 07/07/2022

Este é o último livro da saga O LEGADO DOS MESTRES. Nesta coleção entre fatos e curiosidades, podem ser encontrados no volume 1 toda a história do chamado balão moderno (que são os balões de corte, os balões “folha”, o começo dos moldes e escalas) no Brasil desde os anos 40. Para isso foram convidados os Mestres artesãos que criaram as inovações e onde eles puderam mostrar suas criações e contar com suas palavras e emoções das dificuldades que tinham na época e dos materiais de que dispunham, aliás, mesmo com toda simplicidade que se tinha podemos dizer que foram os anos de ouro para quem gosta das tradições juninas e de balões, pois era tudo levado muito à sério por famílias e gerações inteiras a arte de construir e soltar balões, e como essa riqueza da nossa cultura foi se espalhando em alguns Estados.

A história teve sequência nos demais volumes onde mais de 200 Turmas puderam contar suas histórias e mostrar a evolução desta arte até os dias atuais, e onde foram citadas em seus relatos outras cerca de 800 turmas e milhares de pessoas envolvidas neste contexto.

No volume 4 convidei os balografos, que são os fotógrafos e os cineastas que filmam e fazem as reportagens destes eventos para que eles pudessem também mostrar seu importante trabalho no registro dessas atividades culturais, e onde puderam relatar suas experiências e mostrar seus brilhantes trabalhos entre fotos e vídeos, aliás este é o primeiro livro sobre a arte contemporânea dos balões que traz além das histórias, fotos e muitas horas de vídeos através de Qr Codes, tecnologia que usei nos livros seguintes também.

O volume 5 encerra as histórias sobre turmas de baloeiros, pois a intenção jamais foi catalogar todas as turmas, até porque isso é impossível, mas sim

mostrar a história e a evolução do balão até nossos dias através dos que participaram dos livros, e isso foi conseguido com êxito.

No volume 6 que encerra a coleção O LEGADO DOS MESTRES tratamos dos balões ecológicos e solares, que é a última versão do balão junino, convidei entre turmas e construtores de ecológicos e solares, as instituições que cuidam dessa parte, e nele tem todo o andamento desses processos, com fotos, fatos, vídeos e documentos anexados nos históricos de cada uma, devo dizer que houveram grandes conquistas, eu li vários documentos onde foram procurados todos os órgãos competentes e todos deram aval à feitura de alguns festivais e eventos, claro que houveram também muitos contratempos e dissabores encarados pelas associações no decorrer dos trabalhos e nas muitas diligências em busca de regulamentação.

Tenho visto nos grupos muita gente mal informada que critica as associações e fazem acusações levianas sem ter nenhum conhecimento de causa nem do tempo que essas pessoas doam em prol do balão, bem como valores gastos por eles em diligências, locomoção de materiais, etc.. Então neste livro todos poderão de fato ver tudo que foi e está sendo feito, os presidentes das associações colocaram toda documentação e os históricos das suas lutas em busca de que tudo seja melhor para todos que amam a arte cultural dos balões. Nada é de graça, então se informe, associe-se, apoie em vez de criticar. A coisa está caminhando amigos, na parte dos ecológicos e solares. O balão junino tradicional no entanto, está longe de algo parecido por enquanto infelizmente, e os motivos todos sabem, ou deveriam saber.

Almir Floriano - Escritor e pesquisador

Edição 1 (2021)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

ALMIR FLORIANO

Almir Floriano, 64 anos, brasileiro, natural da cidade de Urânia, interior paulista, morador na capital de São Paulo desde os 7 anos de idade. Escrevo contos e poesias desde que me lembro ter aprendido a magia das palavras. Artista plástico, gosto de trabalhar com madeira, papéis, papelão, dentre outros materiais que possam se materializar em outras formas. Sempre escrevi apenas pelo hábito de gostar de homenagear pessoas, coisas e situações. Lancei recentemente o livro UFOLOGIA – AS VERDADES QUE NÃO TE CONTARAM onde são abordados assuntos muito atuais acerca do que acontece no planeta e ao seu redor, na segunda parte tem 31 relatos impressionantes de pessoas idôneas que tiveram envolvimento com seres de outros mundos. Por enquanto tenho lançados também os livros METAMOR/FASES, de Autoajuda, RAMALHETE de cronicas e poesias, O JARDINEIRO, livro lindo e colorido de poemas, crônicas e poesias. Sou apreciador da hermenêutica da semântica e gosto de morfologiar palavras. Já tive alguns textos premiados em concursos a nível nacional, e participo de diversas coletâneas lançadas pela AVEC e Movimento Literatura Clandestina entre outras. Resolvi então que estava na hora de lançar meus trabalhos solo e deixar minha mensagem chegar até você de maneira particular caro amigo leitor. Espero que se agrade!

Fraternal abraço;

Almir Floriano