O MISTÉRIO CONSUMADO – 1917

Por CHARLES TAZE RUSSELL - Compiladores: CLAYTON J. WOODWORTH, GEORGE H. FISHER

Seitas e Heresias, Escatologia, Comentário Bíblico

Esta página foi vista 241 vezes desde 01/02/2024

Este livro O Mistério Consumado (The Finished Mystery), foi publicado em inglês em 1917, pela Sociedade Torre de Vigia dos EUA, como o “Sétimo Volume” da série “Estudos das Escrituras”, aproximadamente um ano após a morte de seu fundador C. T. Russell. Os organizadores Clayton J. Woodworth e George H. Fisher afirmavam que este livro era uma compilação dos escritos de C. T. Russell sobre Apocalipse, Cântico de Salomão e Ezequiel, sendo que tal informação só procede em parte. A maioria do material deste livro consiste em um comentário versículo por versículo, dos livros bíblicos já mencionados, mas segundo o entendimento dos dois compiladores e, claro, do sucessor de Russell na presidência da Torre de Vigia o “Juiz” Rutherford. Pouco material prévio deixado por C.T. Russell foi utilizado. A publicação desta obra “caiu como uma bomba” no meio dos antigos Estudantes da Bíblia por o acharem muito diferente em comparação como os outros seis volumes anteriores. Pela primeira vez este livro está sendo publicado em português para o exame de todos os que se interessam em saber o porquê que este livro causou um verdadeiro racha nos antigos Estudantes da Bíblia fazendo com que muitos abandonassem o grupo e formassem outros grupos de Estudantes da Bíblia que ainda existem hoje, mas não aceitam este livro como “obra póstuma do Pastor Russell”. Este livro, além de causar o cisma de 1917, acabou conduzindo os diretores da Torre de Vigia a cumprirem 8 meses de prisão, devido ao fato do governo americano ter achado o conteúdo do livro subversivo, pois no ano de seu lançamento o mundo encontrava-se mergulhado na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Embora, o conteúdo em si não pareça subversivo, mas continha ataques generalizados a todas as religiões, especialmente à Cristandade, provocando a ira dos clérigos e, assim, era conveniente que a voz da Torre de Vigia tivesse que ser de algum modo silenciada. O leitor ao examinar o conteúdo desta obra notará as invectivas grosseiras dirigidas às outras religiões que são rotuladas como sendo TODAS “do Diabo”. Além disso, o leitor entenderá que os organizadores deste livro acreditavam piamente que o mundo acabaria por volta de 1920! Bem, estamos a 104 anos depois ainda neste mundo… Enfim, esta obra revela de modo assombroso um período nebuloso e cuidadosamente ocultado pelo Corpo Governante, que dirige o grupo religioso Testemunhas de Jeová. Ao contrário do que é afirmado na edição de 1988 de seu comentário bíblico sobre o Apocalipse, “Revelação seu Grandioso Clímax Está Próximo” (p. 166), de que o livro O Mistério Consumado foi “um poderoso comentário” sobre o Apocalipse, esta obra é um espetáculo rotundo de um gigantesco fracasso profético e de como a mente humana é prodigiosa em criar as fantasias mais absurdas acerca de Deus, fazendo mau uso da Bíblia Sagrada. A tradução foi feita com base no texto original em inglês que se acha em domínio público. Esta edição em português tem todos os direitos reservados, conforme registro do ISBN na CBL.

Edição 1 (2024)

CHARLES TAZE RUSSELL - Compiladores: CLAYTON J. WOODWORTH, GEORGE H. FISHER

Sou uma ex-Testemunha de Jeová onde permaneci por 22 anos, 15 anos como ancião, amante da boa litertura teológica e cristão convicto!

Publicações relacionadas