Peshitta: O Novo Testamento Aramaico

Tradução completa dos manuscritos aramaicos originais do Novo Testamento com anotações textuais e comentários judaicos

Por Tsadok Ben Derech

Bíblias, Bíblia, Religião, Cultura Bíblica, Comentário Bíblico

Esta página foi vista 20090 vezes desde 30/09/2023

A Peshitta é o Novo Testamento Original, escrito em Aramaico, a língua falada por Yeshua (Jesus) e seus primeiros discípulos.

Em Aramaico, o nome “Peshitta” significa reto, simples, fácil de ser entendido, sincero e verdadeiro, ou seja, a Peshitta é a Escritura original! A este respeito, escreveu o renomado erudito William Norton: “Os termos aplicados à Peshitta comprovam a crença geral em sua origem divina”.

Os antigos judeus e gentios seguidores de Yeshua acreditavam que a Peshitta é o Novo Testamento Original, consoante o magistério de Johannes Wichelhaus: “[A Peshitta] foi exaltada com os maiores louvores; foi considerada ser exatamente o que foi escrito nos tempos antigos pela autoridade apostólica; foi chamada não só de antiga, mas de sagrada e abençoada”.

Tornou-se a Peshitta a Bíblia oficial da Igreja do Oriente e dos primeiros discípulos judeus de Yeshua, e hoje em dia é usada por muitas Congregações Judaico-Messiânicas e por diversas Igrejas Cristãs do Oriente: Igreja Assíria do Oriente, Igreja Ortodoxa Siríaca, Igreja Maronita, Igreja Caldeia, Igreja Católica Siríaca e Igrejas na Índia, China, Tibete e Turquemenistão.

Mar Eshai Shimun, o Patriarca da Igreja do Oriente, assegura que a Peshitta é o documento sagrado verdadeiro: “... com referência à originalidade do texto da Peshitta... desejamos declarar que a Igreja do Oriente recebeu as Escrituras das mãos dos próprios benditos apóstolos no aramaico original, a língua falada pelo nosso Senhor Yeshua, o Messias...”.

A Peshitta é a única versão escrita em um ambiente semítico semelhante ao dos judeus e cristãos do primeiro século. Portanto, fornece uma conexão sociolinguística com a cultura judaica de Yeshua e possui palavras, conceitos e textos que não existem em quaisquer outras versões das Escrituras.

A obra em tela apresenta a tradução completa da Peshitta, o Novo Testamento Aramaico, com anotações textuais e comentários judaicos, possibilitando que os leitores tenham acesso às verdadeiras palavras de Yeshua HaMashiach e de seus discípulos em seu real contexto.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

Tsadok Ben Derech